BMW ACS428i: modificado em segurança

BMW ACS428i: modificado em segurança

Infelizmente, o tuning em Portugal continua em falta quer seja de legislação, seja pelo preconceito, que os maus profissionais e o gosto duvidoso que certos proprietários acabam por conferir a determinadas máquinas.

Mas na Alemanha o caso é muito diferente e a liberdade, para fazermos alterações às nossas máquinas são outro mundo à parte, onde existem verdadeiros especialistas na matéria.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Static-4-1280x800

Com base na popularidade crescente e no mercado de milhões que o mundo do tuning movimenta na Alemanha, a (VDAT) Associação Alemã de Veículos Modificados, resolveu preparar uma campanha de sensibilização com parcerias muito importantes como o Governo Alemão, através do Ministério Federal dos Transportes, Construção e Planeamento de Estradas em associação com a polícia. Para «fazer a festa» e entrar com a matéria prima, entraram em cena a BMW AG e a AC Schnitzer.

Todos juntos numa campanha denominada “Tune It! Safe!”, que tem por missão alertar todos os fãs do mundo do tuning para que o façam sempre com consciência e com peças devidamente homologadas, seja pelas marcas oficiais, empresas de tuning especializadas ou no caso de marcas aftermarket, que as mesmas tenham sempre certificado TUV.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Static-3-1280x800

Mas de associações está o mundo cheio e os entusiastas gostam de ver algo real, por isso mesmo e fruto desta colaboração conjunta, a AC Schnitzer apresenta-nos a sua mais recente criação para reforçar esta campanha, através do BMW ACS428i para as forças policiais alemãs.

Mas vamos a factos: afinal de que é feito este BMW ACS428i e o que o torna especial para representar a campanha?

Apesar das siglas 28i, não se deixem enganar, estamos perante um bloco de 2.0l de cilindrada e não 2.8, como anteriormente a BMW usava para se referir à cilindrada do modelo. De origem o BMW 428i vem com 245 cavalos e 350Nm de binário e embora seja um valor interessante, para que realmente ganhasse um pouco mais de apelo, a AC Schnitzer usando toda a sua sabedoria conseguiu elevar o patamar de potência para os 294 cavalos e 420Nm de binário máximo.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Exterior-Details-1-1280x800

Em termos práticos falamos de um aumento de 49 cavalos e 70Nm de binário, com resultados na performance: a aceleração dos 0 aos 100km/h demora apenas 5,7s e a velocidade máxima fica-se pelos 250km/h limitados eletronicamente, mas chegam agora muito mais rapidamente. Para os valores conseguidos no BMW ACS428i, apenas contribuíram a já habitual reprogramação da ECU e o escape desportivo EVO Racing da AC Schnitzer.

No que toca a «vestir» o BMW ACS428i, este merecia algo de especial, pois caçar os infratores a alta velocidade requer, material de topo, por isso mesmo a AC Schnitzer não fez poupanças e o BMW ACS428i vem calçado com as jantes forjadas ultraleves Type VIII de 21 polegadas, especialmente concebidas para veículos de alta performance. Uma das particularidades na sua construção é serem 100kg mais resistentes às forças radiais, ou seja, às forças aplicadas em rolamento sobre a jante e que afetam a sua rigidez estrutural. Mas para que o BMW ACS428i curve com toda a segurança os pneus de medida 245/30ZR21 91Y, Ventus S1 EVO da Hankook garantem toda a tração necessária.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Exterior-Details-2-1280x800

A suspensão desportiva da AC Schnitzer, permite que o BMW ACS428i consiga lidar com as irregularidades do piso e tirar o melhor partido possível da plataforma F32. No pacote aerodinâmico temos um conjunto completo com difusores inferiores frontais e traseiros, juntos com o spoiler traseiro no tejadilho e na tampa da mala mais subtis, mas eficazes.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Interior-1-1280x800

No interior, este BMW ACS428i, recebeu o pacote Black Line da AC Schnitzer, ou seja, os agentes da autoridade beneficiam de pedais em alumínio, tapeçaria de veludo e películas junto com os gráficos, cortesia da Foliatec. A iluminação específica ficou a cargo da Hella, com os “strobes” especiais RTK 7.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS4-2-8i-Police-Coupe-Static-2-1280x800

Thumbs Up! para uma proposta que não sendo arrojada, mostra como se pode fazer pouco mas bem feito, quando recorremos a profissionais. Esperemos que um dia o nosso governo também olhe para o tuning de uma forma diferente e que rapidamente a legislação que já impera na maioria dos países europeus, também se torne uma realidade em Portugal. Até lá recorram sempre a material de confiança, não vale a pena confiar a vossa vida em peças não certificadas.

2013-AC-Schnitzer-BMW-ACS428i