Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Audi Allroad Shooting Break Concept: para marcar a tendência

A Audi resolveu posicionar-se à frente, com um concept, para este Salão de Detroit, para o qual os concorrentes ainda não têm alternativa. Por isso mesmo este Audi Allroad Shooting Break Concept promete e marca a diferença.

Podemos dizer que este Audi Allroad Shooting Break Concept se posiciona como um crossover, de 3 portas, e as suas dimensões de 4,20m de comprimento, 1,85m de largura e 1,41 de altura, com 4 lugares, colocam-no num patamar restrito.

Audi Allroad Shooting Break 2

Mas a grande novidade da Audi para este Audi Allroad Shooting Break Concept, está na sua veia mecânica, a cargo da propulsão estão nada mais, nada menos, que 3 motores. O habitual de combustão interna e mais 2 elétricos, que todos combinados, brindam-nos com 408 cavalos de potência máxima e um binário máximo de 2130Nm.

Novo-Audi-Q1 (2)

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 8,8kWh e encontra-se colocada junto ao eixo traseiro, para uma melhor distribuição de massas. Esta mesma bateria permite ao Audi Allroad Shooting Break Concept uma autonomia em modo elétrico de 50km, sendo que o consumo médio homologado cifra-se nuns incríveis 1,9L/100km. As emissões ficam-se por umas recordistas 72,43gr/km e a autonomia com um depósito atinge uns incríveis 820km.

Em termos de performance, o Audi Allroad Shooting Break Concept, é capaz de realizar o típico sprint dos 0 aos 100km/h em 4,9s e ainda sem confirmação oficial, é esperado que também consiga alcançar os 250km/h de velocidade máxima.

Para esta performance muito contribui o motor de combustão interna do Audi Allroad Shooting Break Concept. Este motor é o já sobejamente conhecido bloco 2.0 TSi, mas a grande novidade, é que surge neste concept com uma potência de 292 cavalos. A transmissão está a cargo da caixa DSG, já com a função de “condução à vela”: este sistema permite circular com o motor ao “relanti”, mesmo com a caixa na posição “D”, ou em modo manual com alguma mudança engrenada, este sistema permite desacoplar a caixa ao volante do motor.

Audi-Allroad-Shooting-Brake-concept-rear-three-quarters

Integrado também na caixa DSG está um dos motores elétricos com 54 cavalos de potência, mas que só debita o seu valor máximo quando o modo de condução 100% elétrica está selecionado.

Só no eixo da frente temos um binário máximo de 269Nm, que curiosamente também é o mesmo valor de binário que está presente no eixo traseiro, fruto do segundo motor elétrico responsável pela motricidade das rodas traseiras e que debita 116 cavalos. Na prática, este motor também pode mover o Audi Allroad Shooting Brake Concept em modo totalmente elétrico, até uma certa velocidade não revelada pela Audi.

render audi stbc

Graças ao sistema híbrido e-tron, o Audi Allroad Shooting Brake Concept, embora não esteja equipado com o sistema de tração integral Quattro, pode ter por instantes ou simultaneamente tração integral, sempre que os motores do eixo frontal e traseiro estejam a trabalhar em conjunto. Mas para isso ainda existem 3 modos de condução selecionáveis a partir do interior: o modo EV (100% elétrico), o modo híbrido de propulsão combinada para os melhores consumos e o modo Sport (voltado para a melhor performance e onde o Audi Allroad Shooting Break Concept, consegue ser um veículo de tração integral.

No interior, a surpresa é que este poderá já ser uma versão final daquilo que se espera para o novo Audi TT, com o quadrante digital de 12,3 polegadas e toda a informação concentrada. Depois temos a profusão do alumínio, com a pele alcantara e um cockpit voltado para o condutor.

Audi-Allroad-Shooting-Brake-concept-interior

O Audi Allroad Shooting Break Concept pesa cerca de 1600kg, mas a sua carroçaria em alumínio e carbono termoplástico permitiu fazer poupanças significativas.

A direção assistida é elétrica e a suspensão independente nos 2 eixos conta com o habitual esquema McPherson na frente e Multilink atrás. Os pneus calçados neste Audi Allroad Shooting Break Concept, são de medida 255/40 em jantes de 19 polegadas.

Se irá para produção ou não, ficam as dúvidas, mas dúvidas já não existem quanto à futura tendência de design para o novo Audi TT, que deverá beber muita inspiração deste Audi Allroad Shooting Break Concept.

Audi-Allroad-Shooting-Brake-concept-side-profile

Acompanhem o Salão de Detroit aqui no Razão Automóvel e fiquem a par de todos os desenvolvimentos nas nossas redes sociais. Hashtag oficial: #NAIAS

*Fotos no Salão de Detroit: Jalopnik

Mais artigos em Notícias