Notícias Tradição inglesa aos olhos da Toyota: JPN Taxi

Tradição inglesa aos olhos da Toyota: JPN Taxi

“Providing the finest taxi service in the world”. Este é o moto de qualquer taxista inglês, e para isso, muito ajudam os típicos Black Cabs londrinos. Os japoneses da Toyota decidiram pegar na fórmula vencedora, acrescentar-lhe umas parcelas ao estilo das terras do Sol Nascente, e apresentaram um protótipo que pretende dominar as ruas de Tóquio!

Em colaboração com o governo japonês para a produção de autocarros e taxis mais user friendly, a Toyota desenvolveu uma versão melhorada do taxi londrino. Apesar do novo design e aspecto mais futurístico, as características essenciais perduram: um grande ângulo de brecagem, boa acessibilidade graças à reduzida altura ao solo, complementada com a abertura eléctrica da porta de acesso à cabine, no caso deste concept.

No interior, ao bom estilo japonês, temos um grande ecrã com informações úteis, tais como o caminho que estamos a seguir até ao nosso destino e o custo da viajem. Quanto à motorização, o único detalhe que se conhece até à data é que vai existir a opção de funcionamento a GPL, combustível bastante utilizado por taxistas daquelas terras.

Há que relembrar que os taxis londrinos como os conhecemos existem há cerca de 60 anos, têm um ângulo de viragem de 7,5 metros e o espaço interior têm que acomodar obrigatoriamente um cavalheiro a usar uma cortola. Quanto ao taxista, resta saber se assim como os colegas ingleses, os japoneses também terão que conhecer 25 000 ruas e 20 000 pontos de interesse para conseguirem passar no teste que lhes atribui a licença para conduzir um.

O modelo será revelado no Salão de Tóquio 2013, a 20 de Novembro.