Notícias Lexus RC: o rival japonês

Lexus RC: o rival japonês

A apresentar no salão de Tóquio este mês, a variante coupé do IS chamar-se-á Lexus RC, e tratando-se de uma estreia para a marca, nada melhor que criar algum impacto com um estilo a tender para o dramático.

As ambições globais da Lexus passam em muito por ser a alternativa às opções automáticas germânicas. O Lexus RC quer expandir o apelo da marca a novos clientes, ou como a Lexus refere, explorar novas fronteiras para a marca.

Os rivais do Lexus RC são naturalmente o trio referência alemão protagonizado pelo BMW série 4, o Audi A5 e o Mercedes Classe C Coupé. É o primeiro Coupé da Lexus neste segmento e a inspiração no exótico e raro LF-A, assim como no concept LF-LC de 2012, é por demais evidente.

Lexus-RC-1

O Lexus RC demarca-se dos seus rivais de forma clara, pelo estilo. A Lexus pode chamar à sua linguagem visual de L-Finesse, mas de “finesse” parece cada vez mais ter menos.

Onde os seus rivais revelam uma estética dinâmica mais controlada e contida, deixando transparecer até alguma elegância, o Lexus RC revela-se bem mais expressivo. Todos os elementos são mais ousados e agressivos, com linhas vincadas, cortes abruptos e superfícies dinâmicas. E nada o exemplifica melhor que a mais imponente e agressiva interpretação da “spindle grille” num Lexus de produção até hoje. Mais baixa e larga que em outras iterações, impõe a tónica na agressividade que encontramos na restante carroçaria.

Goste-se ou não, pelo menos não sofre de indiferença. A questão que se põe é se a ousadia visual atrairá mais do que repugnará, ou se será suficiente para desviar potenciais clientes das opções standard e mais estabelecidas do segmento.

Lexus-RC-2

Concluindo com alguns factos, o Lexus RC, baseado no IS, também conta com tracção traseira, motor frontal em posição longitudinal e 4 lugares. No salão de Tóquio conheceremos as primeiras duas motorizações. O Lexus RC 350 traz um v6 a gasolina com 3.5 litros, enquanto o Lexus RC 300h é um híbrido, onde combina um 4 cilindros em linha com 2.5 litros e um motor eléctrico, tal como o IS 300h. É de esperar que ambas as motorizações apresentem o mesmo número de equídeos do IS, logo o RC 350 deverá ter 310cv e o RC 300h um total de 223cv.

Relativamente ao IS, o Lexus RC é mais comprido e largo 3cm (4.69m por 1.84cm), mais baixo 4cm (1.39m) e apresenta uma distância entre-eixos mais curta em cerca de 7cm (2.73m). A título de referência, é poucos centímetros maior que um BMW série 4 em todas as dimensões, excepto na distância entre-eixos, onde o BMW apresenta mais 8cm, chegando aos 2.81m.

Lexus-RC-7