Notícias Volkswagen Up! GT define-se…

Volkswagen Up! GT define-se…

Conforme nos aproximamos do lançamento do Volkswagen Up! GT, mais dados sobre o citadino “vitaminado” vêm a público.

Há sempre um interesse acrescido em carros compactos com sumo extra. Pequenos “hot-hatch” ou “pocket-rockets” (perdoem os anglicismos sobre um carro claramente alemão) fazem parte do imaginário acessível e alcançável de qualquer entusiasta. Costumam ser o primeiro degrau de acesso ao que nos faz ficar agarrados ao automóvel.

A performance já não é do tipo pachorrento, os motores fazem um pouco mais dos ruídos vitais que necessitamos, o estilo é claramente mais condimentado, e as compactas dimensões e peso contido tornam-os ágeis ao ponto de provocar risos.

Volkswagen-Up-GT

A Volkswagen já tem vários capítulos nesta longa história. As origens podemos ir buscá-las ao primeiro Golf GTi da década de 70, mas uma ligação mais directa será o infame Polo G40, culminando no eficaz Lupo Gti. Novo capítulo avizinha-se com o Up! GT.

Em 2011 conhecemos o concept-car, apresentando-se com uma atitude bem mais séria nos objectivos a que se propõe. O concept-car vinha equipado com uma versão sobrealimentada do 1.0 que equipa o Up!, anunciando 110cv. Não parece muito, mas não nos esqueçamos que o Up! pesa cerca de 850 kg (com os fluidos onde devem estar e sem condutor). Já deve ser mais que suficiente para entreter…

Volkswagen-Up!-GT-2

Para o carro que chegará às estradas, anunciam-se diferenças. O Volkswagen Up! GT troca o 1.0 Turbo do concept pelo mais comum 1.2 Tsi que já equipa os Polo, Golf, Ibiza, Fabia, etc. Curiosamente, ou será estranhamente, anunciam os mesmos 105cv que já conhecemos dos outros modelos e ligeiramente inferiores aos 110cv do 1.0 Turbo do concept. Com um motor maior talvez merecesse uns pózinhos mais.

O facto de recorrer ao motor 1.2 Tsi, obrigará a que o Volkswagen Up! GT apresente um nariz um pouco mais comprido, de modo a poder acomodar o motor maior e todo o hardware necessário.

O resultado deste casamento espera-se para breve. Com os rumores ,que vão sendo cada vez menos, de que a Fiat está para lançar um Panda Abarth (sucedendo ao desafiador Panda 100cv, não comercializado em Portugal), recorrendo a um ainda maior 1.4 Turbo, espera-se que 2014 seja um ano animado no interior das urbes.

Volkswagen-GT-Up