Nissan vai restaurar o lendário Fairlady Z do Rali Safari

Grupo de voluntários da marca japonesa promete devolver ao Nissan Fairlady Z o seu estado original. Um restauro a não perder.

Poucos automóveis verdadeiramente desportivos na história podem afirmar serem, não apenas campeões de provas de circuito, mas também lendas nos ralis. Um desses automóveis é o Fairlady Z, que serviu como base para a famosa máquina de competição de ralis, o Z Rally Safari. Foi no evento Nissan 360, que decorreu na Califórnia, que o Clube de Restauro da Nissan decidiu recuperar o Fairlady Z do Rali Safari para que voltasse às suas condições de corrida originais.

Desde a sua criação em 2006, que Clube de Restauro da Nissan – constituído por voluntários do departamento de P&D da companhia que partilham a paixão de ver os automóveis históricos de competição novamente em funcionamento – “ganhou o hábito” de ressuscitar automóveis da Nissan com uma herança notável no desporto.

Uma vantagem adicional para os membros, que já são 60, é a formação que recebem ao estudar a tecnologia mais avançada que existia naquela época à disposição do mundo da competição. Os projectos anteriores do clube incluem o restauro de oito veículos, dos quais se destacam o também lendário automóvel de competição Skyline de 1964, os Datsun 210 “Fuji” e “Sakura” que venceram o Mobilgas Trial de 1958 na Austrália e o veículo eléctrico Tama de 1947, o primeiro VE da história da Nissan.

110304_23_21

Este ano, o Clube de Restauro da Nissan focou a sua atenção numa variante especial do Fairlady Z (Datsun 240Z), de seu nome Z Safari Rally. O Z Safari Rally venceu dois campeonatos do East African Safari Rally em 1971 e 1973. Surgido como herdeiro do lendário Bluebird (Datsun 510) de ralis que colocou a Nissan no mapa mundial da modalidade, o Z Safari Rally teve uma carreira tão curta quanto meteórica, coroada pelo 1.º e 2.º lugar na prova de 1971.

A unidade que vai ser restaurada é a vencedora do 19.º Safari Rally em 1971, conduzido por Edgar Hermann e Hans Schuller. O Z Safari Rally tem uma carroçaria de coupé fastback fechada e um motor de seis cilindros em linha com árvore de cames à cabeça (nome de código L24) e uma cilindrada de 2.393 cc, capaz de debitar 215cv.

O automóvel de competição faz parte da Colecção Nissan Heritage, em exposição no museu da marca no Japão. Para saber mais sobre a colecção da Nissan clique aquiA finalização do restauro do Z Safari Rally está agendada para Dezembro de 2013.

Nissan_FairladyZ_S30_rallycar

Mais artigos em Clássicos