Novo Cadillac Escalade: Grande em todos os sentidos

Novo Cadillac Escalade: Grande em todos os sentidos

O novo Cadillac Escalade acaba de ser apresentado. Focado na mais fina linhagem de estrelas e celebridades, o Cadillac Escalade é o expoente máximo em termos de luxo no mercado americano e apresenta-se agora com uma imagem mais vanguardista e atual.

Desculpem, mas vamos começar pelo motor. Porque quando se fala de um automóvel americano a primeira coisa que nos passa pela cabeça é se o motor é do tamanho da lua ou não. O conceito de «downsizing» ainda não chegou aos EUA, este Cadillac Escalade está equipado com um motor 6.2 litros EcoTec V8 FlexFuel. Como se um motor capaz de debitar 420 cv e 620Nm tivesse alguma coisa de “Eco”…

Ignorando que os europeus conseguem extrair muito mais potência de um bloco mais pequeno, este pedaço de engenharia não está nada mal para um mercado onde “bigger is always better”.

2015-Cadillac-Escalade-042

Nas magníficas estradas da Califórnia – imaginando agora as famosas ruas de Hollywood – onde este seria o veículo ideal para nos fazer companhia. São quilómetros e quilómetros de contrastes, onde nos cruzamos com celebridades, empresários, lojas de luxo e criminosos. Um sítio em alguns locais tão inóspito como o deserto e noutros tão vivo como as noites de verão em Ibiza.

Uma viagem onde necessitamos de segurança (o tamanho) e o estilo (design). Mas isso é uma história para outro dia.

O interior deste SUV de linhagem sangue azul, está cheio de equipamento e quase tudo aquilo que tocamos é pele ou madeira da mais alta qualidade. Tem a possibilidade ainda de transportar 7 pessoas em total conforto, onde há espaço para dar e vender. Não é para menos, são 5.15 metros de comprimento. Para alguns ainda não grande o suficiente, e como há procura fez-se uma versão longa, agora com uns extraordinários 5.77 metros.

Escusado será dizer que a bagageira dá para transportar o cão, as compras, os móveis do IKEA e ainda organizar uma convenção. Ou então para acartar com os filhos e os seus amigos na corrida para a escola com as suas mochilas XL, sacos de desporto e lancheiras.

Este modelo começará a ser produzido na primavera de 2014 em Arlington, Texas. Vem equipado com um novo sistema de suspensão, o já utilizado Cadillac ATS, o rival americano do Série 3 da BMW.

A suspensão é baseada em partículas de aço magnetizado, que em conjunto com a fricção reagem às mais diferentes situações, tipos de piso e velocidades ajustando os amortecedores. A reação deste sistema é de um décimo de segundo, criando um ambiente confortável sem sacrificar a qualidade de condução.

2015CadillacEscaladeUnveil02

A apresentação deste novo SUV decorreu em Nova Iorque, na madrugada passada e contou com a presença de altas figuras sendo uma delas o bilionário e empresário norte-americano Donald Trump, também conhecido por apresentar o reality show “The Apprentice” (O Aprendiz). Numa gala com poupa e circunstância emitida em direto no canal da marca no Youtube.

Resta saber se o grande povo americano lhe acha tanta piada como nós europeus. Quanto a nós, lá no fundo somos secretamente um pouco americanos.