Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport: Um pedaço de história em leilão

Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport: Um pedaço de história em leilão

Recentemente, os leilões têm estado repletos de autênticas jóias da história automóvel e desta vez, o pedaço de história que irá mudar de proprietário será o Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport.

O Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport foi conduzido pela Lenda em pessoa, Tazio Nuvolari, um homem que tinha no seu talento de condução e coragem ao volante, o verdadeiro e derradeiro fator X. Reconhecido por Ferdinand Porsche como o maior piloto de todos os tempos, após o fim da 2ª guerra mundial, Nuvolari, já nos seus 50 anos, volta a correr ocasionalmente, se bem que a força vital que tinha na sua juventude já não era a mesma, mas o talento ainda estava presente.

Foi precisamente na sua última corrida oficial, na competição de Palermo-Montepellegrino Hillclimb, ao volante do Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport, que Nuvolari conquistou o seu último troféu. Pela 1ª vez desde 1978, o último carro vitorioso de Nuvolari, o Cisitalia Abarth 204A Sport Spyder irá ser colocado em leilão. A jóia da Cisitalia com o chassis nº04 e o motor de 1.1 litros, nº014-1090, está totalmente documentado e tem permanecido na posse do argentino Sergio A. Lugo há 35 anos.

A lenda Tazio Nuvolari no seu Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport de 1950.
A lenda Tazio Nuvolari no seu Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport de 1950.

O Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport, foi totalmente restaurado em 2010 e conta com o descanso de pé original usado por Nuvolari, assim como o volante original entrelaçado em fita de cortiça. De entre as muitas distinções o Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport de Nuvolari, tem no seu palmarés, o Prémio Speciale FIVA em 2012, ou seja, o título de carro mais importante da história automóvel na competição da Mille Miglia.

O Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport foi construído em 1948 e recebeu a preparação da Abarth em 1949. A venda do Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport tomará lugar no leilão Mostalgia, conjuntamente com a inauguração do Grande Prémio Americano em Austin no Texas, que irá ocorrer no sábado dia 16 de Novembro de 2013, às 16 horas locais. O último carro que Nuvolari conduziu e foi a leilão, um magnifico Alfa Romeu 8C de 1935, bateu um recorde para a marca de Arese, tendo sido vendido por 9.4 milhões de dólares.

Desta vez, a leiloeira Mostalgia não lançou uma pré-estimativa do valor esperado quanto à venda, uma vez que o ultimo Cisitalia Abarth 204A Spyder Sport, o qual nem sequer tinha história documentada, falhou por completo o valor de reserva pedido, quando foi colacado em leilão pela Bonhams em 2012. O valor pedido situava-se em valores da ordem dos 600.000$. Resta-nos esperar para saber quem será o felizardo, que vai ter a hipótese de ter uma magnifica peça de museu, conduzida por uma das maiores lendas do automobilismo.