Notícias Toyota Yaris Hybrid R: o utilitário mais electrizante de sempre

Toyota Yaris Hybrid R: o utilitário mais electrizante de sempre

Tirando partido da sua vasta experiência no que toca a veículos híbridos, a Toyota apresentou uma proposta verdadeiramente arrojada em Frankfurt, conheçam o Hybrid R.

O RA tem o prazer de vos apresentar uma das alternativas ecológicas mais desportivas de sempre, o Toyota Yaris Hybrid R. Este «contra-senso ecológico» voltado para as pistas toma por base um Yaris com carroçaria de 3 portas. Até aqui nada de especial, ou não fosse este Hybrid R estar equipado com 3 motores. Sim é verdade não é gralha editorial, são «3motores» que resultam numa potência combinada de 420 cavalos.

Toyota-Yaris-Hybrid-R-Concept-52

O primeiro ingrediente para esta «receita de loucura», começa num bloco 1.6 litros turbo com uns imponentes 300 cavalos, responsável pela motricidade das rodas no eixo frontal, o segundo ingrediente desta loucura toma forma com 2 motores eléctricos cada um com 60cv e responsáveis pela motricidade das rodas traseiras.

O que faz deste Toyota Yaris Hybrid R, um carro de tracção integral, que segundo a Toyota, o sistema é capaz de repartir automaticamente de forma mais eficiente o binário entre os 2 eixos e as 4 rodas motrizes e que conta com especial afinação para as «mudanças de trajectória». Segundo a Toyota a potência total de 420 cavalos só está disponível no «modo circuito», sendo que no «modo estrada», a potência está restringida a uns ainda assim interessante 340 cavalos.

Toyota-Yaris-Hybrid-R-Concept-22

A Toyota afirma que esta diferença de potência prende-se com o novo método de armazenamento de energia, que em vez de ser numa bateria, como acontece nos restantes modelos híbridos da marca, no Yaris Hybrid R, a Toyota recorre a um «Condensador», que ao contrário das baterias é um elemento com maior densidade de energia acumulada e que permite cargas e descargas mais rápidas, com menos perdas de rendimento devido a sua menor resistência eléctrica em cargas e descargas face às baterias. Este «condensador» em modo circuito permite descargas de 100% da energia acumulada em «5 segundos» para alimentar os motores eléctricos.

Se nas vossas cabeças já ganha forma a questão, então e depois? É aí que a Toyota tira mais um «coelho da sua cartola» com este Yaris super radical, os motores eléctricos estão equipados com recuperadores de energia para as desacelerações e como se não bastasse para acelerações constantes a fundo, existe um «gerador» acoplado ao motor a gasolina que está encarregue de carregar o «condensador».

Toyota-Yaris-Hybrid-R-Concept-102

O «quebra-cabeças» neste Toyota Yaris Hybrid R vem com a segunda função do «gerador» que também faz a gestão eléctrica da carga para os motores eléctricos actuando como uma simulação de um sistema de controlo de tracção.

E vocês questionam-se, então mas de que modo é que isso é possível? Segundo a Toyota, a marca explica que quando existe excesso de potência nas rodas da frente e as mesmas começam a patinar, o sistema aproveita directamente esse excesso de rotação para produzir corrente e fornecê-la de imediato aos 2 motores eléctricos no eixo traseiro, fazendo automaticamente a gestão da tracção disponível. Eficiência máxima portanto…