Notícias Bye bye germânicos: Jaguar XFR-S

Bye bye germânicos: Jaguar XFR-S

Há um par de anos para cá que a Jaguar se tenta implementar no segmento das berlinas desportivas. Depois do XFR, chega-nos o Jaguar XFR-S.  A mais recente criação da casa britânica leva qualquer potencial comprador de um M5 ou de um E63 AMG a pensar duas vezes.

A Jaguar sempre teve tendência para o luxo tipo “banheira”, para madeira envernizada e cabedal bege, mas agora descobriu o seu lado mais rebelde, descobriu que a fibra de carbono e suspensões rijas são mais do agrado dos endinheirados com sede de forças laterais e borracha queimada.

Para o Jaguar XFR-S, a marca aposta no já conhecido bloco 5.0L com compressor, no entanto a gestão electrónica e o sistema de escape foram afinados para se obterem mais 40cv e 55nm obtendo-se assim números perigosamente próximos das berlinas alemãs: 550cv, 680nm, 300km/h de velocidade máxima (que não é limitada electronicamente!), e 0-100 km/h em menos de 4 segundos.

Jaguar XFR-S traseira

Como a potência tem que ser posta no chão, para além do motor, a Jaguar também optimizou o conversor de binário e eixos de transmissão. A suspensão foi endurecida 100% relativamente ao XF (ok…esqueceram mesmo as “banheiras”).

Como bem sabemos, não é só de números que se faz um carro, e este XFR-S parece ser um cocktail de boas sensações: para começar, há o design, cuja maioria das pessoas julgará moderno, fluido e agressivo, como se quer num carro deste género e depois…bem, depois há o motor que não recorre ao “Twin Turbo da moda” mas sim a um compressor que, apesar de roubar alguma energia à cambota, entrega a potencia desde o primeiro milímetro de acelerador pressionado, com a devida sinfonia associada.

Jaguar XFR-S Drift

Apesar de conseguir óptimas performances, não é por aí que este Jaguar XFR-S surpreende, é sim pelo seu carácter de Hooligan desajustado com um enorme aileron traseiro, que gosta de andar a fazer powerslides.