Notícias BMW Concept X5 eDrive: Alta Voltagem

BMW Concept X5 eDrive: Alta Voltagem

O BMW Concept X5 eDrive inaugura uma nova ofensiva da marca bávara às emissões poluentes e altos consumo. Com sucesso? Parece que sim.

O salão de Frankfurt de 2013 será um dos mais aguardados dos últimos tempos, mas também será eventualmente o mais verde de sempre. Fruto da crescente consciência ecológica, a BMW não se deixou ficar para trás e depois de anos de desenvolvimento das suas versões «Efficient Dynamics», eis que a BMW decide dar mais um passo em frente. Tudo começou com os protótipos i3 e i8 que actualmente já se encontram em fases finais, mas não são esses que vos vamos dar a conhecer, mas sim o novo hibrido «plug-in» da marca bávara, o BMW Concept X5 eDrive.

E se neste momento não conseguem imaginar tal tecnologia neste modelo, pois então o RA vai esclarecer-vos com mais detalhes, segundo a BMW o Concept X5 eDrive em modo 100% elétrico é capaz de alcançar os 120km/h, a aceleração dos 0 aos 100 km/h em modo combinado é de 7,0 segundos e a autonomia em modo elétrico ascende a 30km. No que toca a consumos a média cifra-se em 3,8l/100km.

2013-BMW-Concept-X5-eDrive-Static-4-1024x768

Mecanicamente o sistema eDrive é composto por um bloco de 4 cilindros com a tecnologia BMW «Twin Power Turbo» e um motor elétrico desenvolvido inteiramente pela BMW com 95 cavalos de potência alimentado por baterias de iões de lítio. Segundo a BMW o X5 eDrive pode ser carregado a partir de uma tomada doméstica com o cabo específico fornecido.

No que toca à experiência de condução, o x5 eDrive conta com 3 modos à escolha do condutor, dos quais passamos a destacar, o modo «inteligente hybrid», que permite a melhor gestão entre performance e eficiência, seguido dos modo «Pure Drive» que é na verdade o modo 100% elétrico e por fim o modo «Save Battery» o qual gere o funcionamento do motor de combustão como meio de locomoção e gerador elétrico para o carregamento das baterias.

No que ao design diz respeito a BMW limitou-se a introduzir pequenos toques estilísticos no X5, mas de modo a que destacassem a versão eDrive, tendo optado por dotar a típica grelha dos «rins», as tomadas de ar laterais e o friso do pára-choques traseiro na cor BMW i Azul, especialmente desenvolvida para a nova família de produtos BMW i.

2013-BMW-Concept-X5-eDrive-Static-3-1024x768

A maior alteração na carroçaria e que até passa despercebida, são as barras do tejadilho com design exclusivo, o cabo de carregamento que possui, uma luz indicadora do estado de carga e umas jantes exclusivas de design especial que permite reduzir a resistência aerodinâmica, com um tamanho de encher os olhos nada mais nada menos que 21 polegadas. O sistema xDrive não foi esquecido e recebeu uma ajuda de peso, um novo cérebro eletrónico que opera a repartição inteligente da tração entre os 2 eixos de forma totalmente variável combinando tanto o motor de combustão como o motor elétrico.

Tal como em todos os BMW, no X5 eDrive também existe o modo «ECO PRO», o qual pela 1ª vez tem um acerto específico que ajuda o condutor a praticar a condução mais eficiente possível combinando vários tipos de informação. Existe também uma opção dentro deste modo, o «Hybrid Proactive Driving Assistant», que adiciona uma gestão mais eficiente do GPS, através do controlo de rota, trânsito e limites de velocidade, tudo em nome da poupança de recursos.

Apesar de todos os Gadgets deste X5 eDrive, nenhum bate, o novo BMW «ConnectedDrive», uma aplicação que promete gerir todas as viagens a bordo do X5, sempre que se usa o modo 100% elétrico. Este «software» permite realizar um diário de bordo que monitoriza, para além de todos os parâmetros mecânicos, também monitoriza as condições de trânsito, tipo de percurso e estilo de condução, toda esta informação pode ser enviada para um “Smartphone” para posterior consulta através da «App» exclusiva da BMW.