Curiosidades

Foi assim que um trabalhador da BMW inventou a Série 3 Touring

E se vos disséssemos que a BMW Série 3 Touring nasceu da necessidade de um «simples» trabalhador da BMW em ir de férias com a sua família… acreditavam?

Então podem acreditar porque é verdade! Max Reisböck, engenheiro da BMW, tinha por hábito viajar com a sua família nas férias, mas havia um pequeno, grande problema, o Série 3 Berlina onde viajava tinha uma bagageira demasiado pequena para todos os pertences da sua família. E como «a necessidade aguça o engenho», Reisböck decidiu resolver o seu problema e acabou por criar o primeiro BMW Série 3 Touring.

Como? Bem… o engenheiro alemão comprou um Série 3 acidentado e começou a moldar a sua solução na garagem de um amigo. Sem acesso a grandes tecnologias e a esquemas de montagem, Reisböck recorreu única e exclusivamente aos seus conhecimentos de soldadura, bate-chapa e engenharia mecânica para concretizar os seus intentos.

Seis meses e 10 mil euros depois a primeira carrinha Série 3 estava pronta.

BMW Série 3
Max Reisböck a trabalhar no primeiro protótipo da Série 3 Touring

Orgulhoso do seu trabalho, Max Reisböck foi mostrar a carrinha a todos os seus amigos, colegas e chefes da BMW e foram poucos os que não gostaram do que viram. Aliás, gostaram tanto que logo três anos depois, em 1987, o BMW E30 Touring entrou em produção com pouquíssimas modificações relativamente ao modelo criado por Reisböck.

RELACIONADO: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)

Dito isto, há muitas famílias que devem um agradecimento especial a este senhor por ter acabado com aquelas típicas discussões entre marido e mulher na hora de arrumar a «tralha» no carro. Max Reisböck só pode estar de parabéns, pois a sua «simples» invenção já salvou milhares de casamentos.

Mais artigos em Clássicos