Notícias Porsche 911 Turbo e Turbo S 2014: Um ícone renovado

Porsche 911 Turbo e Turbo S 2014: Um ícone renovado

Conheçam todos os detalhes do novo Porsche 911 Turbo (991).

A geração 991 do aclamado desportivo alemão Porsche 911 conhece agora a sua versão Turbo, sem dúvida uma das mais emblemáticas da gama 911. E a marca de Estugarda não podia ter escolhido melhor altura para apresentar esta nova geração do Porsche 911 Turbo: está a comemorar os 50 anos de vida do 911, conforme já noticiámos aqui. E verdade seja dita, a idade não passa por ele. É como o vinho, quanto mais velho melhor! E as última colheitas mais que merecem selo de qualidade…

Depois de uma fase algo conturbada na série 996, as série 997 e 991 voltaram a colocar aquele que é considerado por muitos como o super-desportivo mais polivalente do mundo, numa posição de acordo com o seu estatuto. Mas voltando à nova versão Turbo…

911 Turbo S Coupé

É quase tudo novidade neste Porsche 911 Turbo e entre o manancial tecnológico desta geração destacamos o novo sistema de tracção às quatro rodas mais leve e mais eficaz, a estreia de um sistema de rodas traseiras direccionáveis, a aerodinâmica adaptativa e claro, a jóia da coroa: um motor «flat-six» (como manda a tradição…) munido de dois turbos de geometria variável de última geração, que em conjunto geram 560cv de potência na versão Turbo S do Porsche 911.

Na versão menos potente, este motor 3.8 de seis cilindros continua a impressionar, afinal de contas são 520cv entregues às quatro-rodas! Mais 40cv do que na versão que cessou funções. Mas se por um lado o Porsche 911 Turbo ganhou mais potência e mais argumentos tecnológicos, por outro perdeu algo que alguns vão sentir falta: a caixa manual. Tal como a versão GT3, também a versão Turbo apenas terá disponível a competente caixa de dupla embraiagem PDK, não estando previsto que se reverta esse cenário.

911 Turbo S Coupé: Interieur

Se a diversão do ponto de vista dos mais radicais fica um pouco beliscada, do ponto de vista dos poupadinhos só há motivos para sorrir. A marca alemã reclama o consumo mais baixo de sempre para um Porsche 911 Turbo, cerca de 9,7l aos 100km em parte devido à eficiência da caixa PDK. Mas naturalmente, o que mais importa num automóvel desta natureza são as performances. E essas sim, mais que os consumos, são verdadeiramente impressionantes. A versão Turbo demora apenas 3.1 segundos dos 0-100km/h enquanto a versão Turbo S ainda consegue roubar uns parcos 0,1 segundos dos 0 aos 100km/h. Enquanto a escalada do ponteiro da velocidade só termina quando rodamos à simpática velocidade de 318km/h.

Porsche-911-Turbo-991-7[4]

Com estes números, é sem surpresa que sabemos que a Porsche reclama para o seu Porsche 911 Turbo um tempo de apenas 7:30 seg. na volta ao lendário circuito de Nurburgring.


Texto: Guilherme Ferreira da Costa