Novo Peugeot 308 relevado: Fotos oficiais

Novo Peugeot 308 relevado: Fotos oficiais

A marca francesa acaba de divulgar na internet as imagens do novo Peugeot 308. Tenham atenção ao novo «leão»… as garras estão afiadas!

Melhorar ou desaparecer, deve ter sido nestes termos que a administração da Peugeot se dirigiu aos vários departamentos de pesquisa e desenvolvimento, responsáveis pelos novos modelos. Porque desde o lançamento do Peugeot 508 que se nota uma evolução notória nos produtos da marca do leão.

Uma evolução notada pela primeira vez, como disse, no 508 e que também teve réplica no Peugeot 208, um modelo que tem granjeado em todos os mercados uma aceitação notável por parte dos consumidores e críticos da especialidade.

Peugeot 308 2014 9

Agora chegou a vez da marca francesa renovar a oferta no competitivo segmento C. E é aqui que entra o novo Peugeot 308, um produto totalmente novo e que surge, segundo a marca, com um propósito muito claro: bater-se de igual para igual com as referências do segmento. As imagens são prometedoras, resta saber se na prática a Peugeot consegue pela terceira vez consecutiva dar um «tiro certeiro» no lançamento de um novo modelo.

Baseado numa plataforma comum aos modelos do Grupo PSA, a plataforma EMP2 é na prática o equivalente à plataforma MQB do Grupo Volkswagen, que aplicada ao novo Peugeot 308 resultou num acréscimo de espaço inteiror, sem que as dimensões exteriores se ressentissem. Bem pelo contrário, o novo Peugeot 308 é marginalmente mais curto e mais baixo do que o seu antecessor. O novo Peugeot 308 mede agora 4.25 m de comprimentos e pesa menos 140kg. Valores que permitem adivinhar uma dinâmica mais apurada e consumos mais comedidos.

Outro factor que também jogará a favor do novo Peugeot 208 é o posicionamento mais baixo do motor, permitido pela nova plataforma e que diminui assim o centro gravítico do conjunto. Resultando em ganhos óbvios nos campos da dinâmica e da segurança segurança activa.

Peugeot 308 2014 6

Se sobre o exterior estamos conversados, sobre o interior ainda há muito por dizer. Uma vez mais a filosofia «i-cockpit» marca presença tal como surgiu no Peugeot 208, onde foi estreada. Uma filosofia identificável pelas reduzidas dimensão do volante, mostradores sobrelevados e quase todas as funções concentradas num enorme ecrã táctil no painel central e que elimina a maioria dos botões « físicos» do carro. Quanto a motores, para já ainda não existem dados concretos.

A produção do novo Peugeot 308 será feita em França, na fábrica de Sochaux e espera-se que a sua comercialização tenha início pouco depois da sua apresentação oficial no Salão de Frankfurt em Setembro próximo. Deixem-nos a vossa opinião sobre o novo Peugeot 308 no nosso facebook.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa