Mercedes GLA Concept: Sucesso garantido?

Mercedes GLA Concept: Sucesso garantido?

A apenas dois dias da abertura do Salão Automóvel de Xangai a marca da «estrela» apresenta as primeiras fotos do Mercedes GLA Concept.

Apresentamos as primeiras fotos do Mercedes GLA Concept, um concept-car já muito próximo da versão final. Um SUV baseado na plataforma rolante do Mercedes Classe e no Mercedes Classe B. Modelos que são a prova «provada» de que a marca alemã está mais apostada que nunca em aumentar o volume de vendas. Isto claro, sem abrir mão dos valores que lhe são reconhecidos.

A verdade é que a marca alemã tem feito um investimento sem precedentes em segmentos que até há bem pouco tempo eram secundários dentro da gama. Um investimento que começou no Classe B, estendeu-se ao Classe A e CLA e que vai culminar com o lançamento de um SUV, este GLA claro. Todos com base na mesma plataforma.

Mercedes-Benz GLA Showcar; 2013

As imagens de resto, falam por si. Há muitos elementos que são comuns à família Classe B e A. Para imaginar a versão de produção deste GLA nem precisamos de fazer muito esforço,  basta retirar-mos os excessos típicos dos concepts e ficamos com uma percepção bem clara do que aí vem.

Não querendo fazer «futurologia», parece-nos que é um modelo fadado ao sucesso. Um pouco em linha com o sucesso comercial que o Mercedes Classe A vai conhecendo nos mais diversos mercados.

Quanto a motorizações é de esperar motores em tudo iguais aos que já encontramos nos seus irmãos «A» e B. Uma versão 250CDI de 204cv e mais lá para a frente a musculada versão 45AMG, com um motor 2.0L turbo de 300cv. Estima-se que o Mercedes GLA entre em comercialização na primeira metade do próximo ano.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa