Maserati Ghibli oficialmente apresentado em Xangai

Maserati Ghibli oficialmente apresentado em Xangai

O primeiro carro da marca italiana equipado com motor a gasóleo foi hoje apresentado em Xangai: Maserati Ghibli.

A Maserati acaba de apresentar a sua nova berlina, o Maserati Ghibli, no Salão Automóvel de Xangai. Um dos certames que mais tem crescido nos últimos anos, potenciado pela importância crescente do mercado automóvel asiático.

Já considerado a alternativa ideal para quem pretende uma versão mais compacta e desportiva do Quatroporte, o Maserati Ghibli assume-se como uma espécie de «irmão mais novo» do primeiro. Com lançamento marcado para o início de 2014, o Maserati Ghibli virá nesta primeira fase equipado com apenas três motorizações.

Com uma novidade absoluta ao nível de motorizações, o «bebé Quattroporte» será o primeiro Maserati da história a oferecer uma motorização a gasóleo. Um motor 3 litros V6 desenvolvido sob escrutínio apertado de um tal de Paolo Martinelli, nada mais nada menos do que o ex-responsável da Ferrari pelos testes em estrada. Segundo a marca, este motor é capaz de produzir 275cv e 600Nm, ajudando o Ghibli a alcançar os 100km/h em 6.3 segundos. Em troca pede apenas 6 litros de gasóleo por cada 100km e emite menos de 160g/km de CO2 na atmosfera.

ghibli 2014 3

Nas motorizações a gasolina, duas versões do mesmo motor V6 3.000cc. Um com 330cv e 500Nm de binário e outro com 410cv e 550Nm de binário reservado à versão S, a mais desportiva da gama Maserati Ghibli. Esta última capaz de chegar aos 100km/h em 5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 285km/h.

Em comum, todas as motorizações estarão equipadas de série com uma moderna caixa automática de oito velocidades, que entregará a potência ao eixo traseiro, ou em opção às quatro rodas através do novo sistema de tracção integral Q4.

Um modelo da maior importância para a marca.  Do Maserati Ghibli depende o sucesso ou  o fracasso da administração da marca italiana em atingir a meta das 50.000 unidades produzidas num ano. Mais detalhes em breve.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa