Autopédia Empresa alemã desenvolve um Ford Fiesta totalmente elétrico de tração traseira

Elétricos

Empresa alemã desenvolve um Ford Fiesta totalmente elétrico de tração traseira

Uma empresa alemã Schaeffler, conhecida pelas suas soluções no campo da eletrónica desenvolveu um protótipo de roda-motor e aplicou-o num Ford Fiesta.

Schaeffler Ford Fiesta eWheel Drive

Construção modular, um termo muito em voga nos dias que correm junto da industria automóvel. Apesar de tudo, essa modularidade que promete reduzir custos de venda e produção, ao mesmo tempo que aumenta a variedade de modelos disponíveis, ainda tem um grande adversário, que se chama: motor de combustão interna.

Isto porque há invariavelmente uma limitação em termos de design que é colocar o motor confinado em algum lugar. Espaço que limita à partida toda a concepção do automóvel. Um problema que a Schaeffeler pretende solucionar com o seu protótipo de roda-motor. Um conceito que não é novo mas que conhece neste Ford Fiesta, batizado de E-Wheel Drive que vêem nas fotos uma versão bastante interessante.

Motor elétrico integrado na roda — infografia

Cada roda tem no seu interior todos os elementos necessários ao funcionamento da unidade motriz, à exceção das baterias que alimentam o motor elétrico. Ou seja, tudo está centralizado no interior da roda, o que permite libertar o espaço reservado para os motores tradicionais para outras funcionalidades.

Cada uma destas rodas-motoras debita 45 cv, potência que quando combinada num só eixo atribui a este Ford Fiesta E-Wheel Drive uma potência total de 90 cv. Números que poderiam duplicar com a inclusão de mais duas unidades roda-motor na dianteira. E que fariam deste Ford Fiesta E-Wheel Drive um carro de tração integral. O único senão são os 53 kg que pesa cada conjunto, um factor que aumenta substancialmente o peso suspenso do automóvel e que poderá ter efeitos perversos tanto no conforto como na dinâmica do conjunto.

Há exceção deste senão, parece ser de facto um conceito com futuro. Uma visão partilhada pela Ford Europa que colaborou activamente com a Schaeffler no desenvolvimento deste interessante projeto que poderá dentro de poucos anos ver a luz do dia num modelo de produção. Temos então encontro marcado no futuro…

ford_fiesta_schaeffler_e-wheel_drive