Toyota i-Road concept – o veículo ideal para as cidades mais movimentadas

Aqui está mais uma novidade para o Salão de Genebra, o futurista Toyota i-Road. O Twizzy que se prepare, pois a concorrência vai começar a apertar…

A Toyota fez questão de divulgar o seu novo Veículo de Mobilidade Pessoal (PMV) ainda antes de o apresentar no certame helvético, que acontecerá já amanhã, dia 4 de março. Para além das imagens que podem ver neste artigo, a marca nipónica revelou ainda alguns detalhes importantes acerca desta inovadora solução de mobilidade pessoal.

Toyota i-Road

O i-Road foi criado a pensar especificamente nas exigências dos grandes centros urbanos e por muito que nos custe a aceitar, este tipo de veículo é, sem dúvida, o ideal para as loucuras enervantes do dia a dia. Se não reparem… não basta ser um veículo supercompacto (excelente para estacionar), como ainda é totalmente elétrico, ou seja, emissões zero – característica que todos os ambientalistas aprovam, especialmente aqueles que moram nas cidades mais poluidas. Ah! e à semelhança do Twizzy, o i-Road é também de cabine fechada e vem com capacidade para transportar duas pessoas.

Com uma manobrabilidade idêntica à dos motociclos, o Toyota i-Road tem uma largura total não muito superior à das máquinas de duas rodas, são apenas 850 mm de largura (menos 341 mm que o Twizzy). Presente neste PMV, está uma tecnológica pouco vulgar, denominada de Active Lean. Basicamente é um sistema de inclinação automática em curva, que é ativado através do raio de curva e da velocidade. Daí ser essencial esta disposição de apenas uma roda traseira.

O i-Road tem uma autonomia máxima de 50 Km e oferece aos seus proprietários a possibilidade de recarregar as baterias a uma tomada doméstica convencional, e isto, em apenas três horas!! O nosso enviado especial (e sortudo), Guilherme Costa, já está a caminho de Genebra para nos trazer esta e outras novidades do mundo automóvel. Fiquem atentos…

Texto: Tiago Luís