Salão de Genebra 2013: Volkswagen Golf GTi

Salão de Genebra 2013: Volkswagen Golf GTi

Depois de ser anunciado o «carro do ano 2013» na Europa, o Volkswagen Golf recebe agora de «portas abertas» o seu irmão mais excêntrico… sim podem sorrir à vontade, pois vem aí o Volkswagen Golf GTi!

O nosso editor Guilherme Costa, ficou de beiço caído ao ver pela primeira vez a nova geração do «pai dos Hatchbacks desportivos» no Salão de Genebra. Não é para menos… vejam as imagens. Esteticamente só não digo que está perfeito porque a traseira faz-me lembrar, e muito, automóveis de outras marcas do Grupo Volkswagen. E isto não significa que esta nova geração Golf não seja a «original», mas não deixa de ser constrangedor ter este tipo de reação ao olhar para tamanho pedaço de mau caminho.

Volkswagen Golf GTI 2

Tirando isto e aquele padrão axadrezado utilizado nos assentos dianteiros e traseiros (detalhe irritante que vem desde o primeiro Golf GTi), não há nada de negativo a apontar, muito pelo contrario… Este é o primeiro Golf GTi da história a trazer dois níveis de potência:
– Volkswagen Golf GTi Standard
Motor 2.0 TSi turbo de quatro cilindros com 220 cv de potência e 350 Nm de binário.

– Volkswagen Golf GTi Performance
Motor 2.0 TSi turbo de quatro cilindros com 230 cv de potência e 350 Nm de binário.

Volkswagen Golf GTI 4

Agora perguntam vocês, “as diferenças são só estas?”. Bem aparentemente sim, mas na verdade o pack «Performance» é mais que 10 cv de potência extra. Para além da ligeira diferença de desempenho, menos 0,2 segundos dos 0 aos 100 km/h (6,4 seg. no total), este pacote traz ainda novos travões de alta performance com maiores discos ventilados nas quatro rodas.

Ambas as versões veem com caixa manual de seis velocidades e como opção é oferecida uma caixa automática de dupla embraiagem DSG também de seis velocidades. Toda a família Golf está equipada com o sistema start-stop, o que permite uma poupança de 18% de combustível em relação ao GTI anterior.

Volkswagen Golf GTI 12

As diferenças exteriores do GTi para o Golf «normal» centram-se essencialmente na suspensão rebaixada, nos dois tubos de escape (com ponteiras cromadas), nas saias laterais, nas pinças dos travões avermelhadas, nas luzes de LED e no difusor traseiro. Não esquecendo claro as novas e características jantes de 17 polegadas. Para o interior foram escolhidos novos pedais de aço inoxidável e um volante mais desportivo – e sim, aqueles bancos nada bonitos…

Temos informação que a Volkswagen já está a aceitar os pedidos de encomenda, no entanto, só em maio é que este explosivo compacto familiar começa a ser comercializado por toda a Europa. Na Alemanha o preço deste Golf GTi é de €28.350, para Portugal… bem para Portugal não esperem desembolsar menos de 40 mil euros.

Volkswagen Golf GTI 18

Texto: Tiago Luís