Ralis: Peugeot de regresso a Pikes Peak

Pikes Peak Hill Climb a «corrida até às nuvens» terá este ano uma presença de luxo, nada mais nada menos do que o nove vezes campeão do mundo Sébastien Loeb.

Quase todos os amantes de ralis conhecem a imagem de introdução que acompanha este texto: Ari Vatanen a bordo do Peugeot 405 T16 em 1988, subindo até às «nuvens» em Pikes Peak, domando mais de 1000 cv com uma mão e com a outra tapando o sol. Épico!

Imagens que 20 anos depois continuam a fazer escola junto dos mais jovens porque sumarizam na perfeição o talento, controlo e domínio do homem sobre a máquina.

Momentos que a Peugeot pretende recriar a 30 Junho deste ano, com o não menos talentoso Sébastien Loeb na edição 2013 da prova Pikes Peak Hill Climb. Para isso a Peugeot não se fez rogada e «pediu» à Citroen o piloto francês emprestado, uma vez que Loeb ainda está vinculado à marca do «double chevron», pedido que a Citroen aceitou.

pikes peak

Loeb participará na conhecida por «corrida até às nuvens» a bordo de um Peugeot 208 T16 modificado para o propósito. Inserido na categoria Unlimited, a Peugeot ficará obrigada a desenvolver um 208 T16 com pelo menos 1000cv de potência.

Fiquem com o vídeo promocional da Peugeot para abrir o apetite e com o original para recordar:

Texto: Guilherme Ferreira da Costa

Os mais vistos