Mercedes Classe X virá com a plataforma de um… Renault Clio

Mercedes Classe X virá com a plataforma de um… Renault Clio

Os responsáveis da Mercedes que se preparem, pois os planos para o lançamento do Mercedes Classe X vão causar «comichão» a muito boa gente.

Se o motor de entrada no novo Mercedes Classe A (motor Renault) já é alvo de comentários negativistas dos mais apegados à marca da estrela, então imaginem o que vai acontecer depois de se confirmarem os planos para a criação de um Mercedes baseado na plataforma da próxima geração do Renault Clio. Os alemães que preparem já as armas porque a III Grande Guerra Mundial está mais eminente que nunca.

O rumor foi lançado pela Autobild e segundo eles, o Classe X poderá chegar aos mercados europeus em 2018. Este será visto como um rival do Mini e do Audi A1, por isso, irá posicionar-se no segmento abaixo do Mercedes Classe A. Algo que muitos pensaram nunca vir a acontecer.

Apesar (e aqui o ‘apesar’ tem muito que se lhe diga…) de vir com a mesma plataforma do futuro Renault Clio, a previsão é de que o Mercedes Classe X virá com interiores e detalhes de contrução muito acima do modelo que lhe empresta o «esqueleto». Para bem da Mercedes, é bom que assim seja, porque se apresentam um modelo com a mesma classe de um Clio, então as vozes que se insurgiram contra o lançamento de motores Renault na gama Classe A irão gritar mais alto.

A Autobild diz ainda que irão estar disponíveis três variantes: hatch, sedan e crossover. As motorizações poderão ir desde um 1.0 de três cilindros até um 1.5 de quatro cilindros. E para terminar, espera-se que este Mercedes Classe X custe menos de 20 mil euros, na versão base. É caso para dizer: nunca será tão fácil comprar um Mercedes!

Texto: Tiago Luís