Maserati Ghibli, o mini-Quattroporte

Maserati Ghibli, o mini-Quattroporte

O novo Maserati Ghibli é novamente apanhado em testes. A futura berlina de luxo da Maserati será uma versão mais curta do atraente Quattroporte.

Aqui no RazãoAutomóvel temos seguido com atenção as tentativas das marcas italianas em voltar a ombrear com as referências alemãs no segmento das berlinas de luxo. Já hoje noticiámos a possibilidade de em 2015 a Alfa Romeo voltar ao segmento E. E agora voltamos ao modelo com que eventualmente partilhará a base: o Maserati Ghibli.

Uma berlina que  medirá pouco mais de 4.9 metros, e que a colocará no mesmo patamar das berlinas executivas mais desportivas do mercado, como é o caso do BMW Série 5 e do Jaguar XF. Por baixo do expectávelmente belo design italiano, encontrar-se-á a alma: um motor de linhagem Ferrari. Entre eles, um novo motor V6 bi-turbo de injeção direta com mais de 400 “cavalinhos rampantes” capazes de gerar 550Nm de binário máximo. Mas para os mais desportistas estará também disponível um motor V8 de 3.8l com 523CV e 710Nm.  Motorização já utilizada no seu irmão mais velho Quattroporte.

A sua beleza bem camuflada.
A sua beleza bem camuflada.

Todas as motorizações estarão equipadas com a nova caixa de 8 velocidades ZF, capaz de realizar passagens de caixa em menos de 200 milissegundos e ao mesmo tempo reduzir os consumos em até 6%. E como a Maserati gosta que os seus clientes se divirtam em segurança, estará disponível o novo sistema de tração às 4 rodas estrado recentemente no Quattroporte.

A apresentação não tem ainda data marcada, mas espera-se que seja no decorrer do salão internacional de Shangai, já em Abril.

Texto: Marco Nunes