SRT Viper GTS-R: a víbora regressa a Le Mans

SRT Viper GTS-R: a víbora regressa a Le Mans

O novo Viper está pronto para enfrentar as duras 24 Horas de Le Mans e este sucessor do mítico Viper GTS-R, vem com a promessa de fazer história.

O desporto automóvel está a respirar, apesar da contração económica, há marcas que estão a voltar ao automobilismo e a confiança aumenta em relação à sustentabilidade de algumas competições. Aqui no Razão Automóvel somos optimistas, porque o pessimismo não leva a lado nenhum. A alinhar num retorno às pistas está o novo Viper GTS-R, depois da Riley SRT Motorsport ter confirmado a inscrição de dois belos exemplares deste potente americano na categoria LM GTE Pro desta competição.

dodge_srt_viper_gts-r_03

22 e 23 de Junho

A prova está agendada para 22 e 23 de Junho e dos 56 inscritos, 2 são portugueses (Pedro Lamy e Rui Águas). Ainda não foi revelada a ficha técnica deste novo SRT Viper GTS-R, mas para que possa correr nas American Le Mans Series, o carro terá de respeitar as especificações exigidas – ter um peso mínimo de 1245kg, potência máxima entre os 450 e os 500 cv e o ponteiro não poderá ir além dos 290 km/h.

dodge_srt_viper_gts-r_01

Dinâmica apurada

Preparado para a competição, este Viper GTS-R distingue-se facilmente da versão de estrada, sendo tudo pensado para aumentar o downforce e velocidade em pista. O kit aerodinâmico que lhe foi aplicado transforma-o num verdadeiro monstro da competicção – capot redesenhado, uma asa traseira e difusor dianteiro cuja função é colar o novo Viper GTS-R ao chão. Aos responsáveis por este “assassino de borracha” só peço uma coisa: façam um destes em vermelho, por favor.

Texto: Diogo Teixeira