Novo Nissan Note 2013 revelado

Ora aqui está mais uma novidade japonesa que irá ser apresentada ao mundo no próximo Salão de Genebra: Nissan Note 2013!
A Nissan acabou de revelar a segunda geração do Nissan Note para o mercado europeu e apesar de ser apresentado como um novo utilitário, para nós, continua a ser visto como um monovolume compacto. Menos formal e mais «desportivo», o novo Note está agora preparado para rivalizar com outro tipo de automóveis, começando exatamente pelo visual.

Construído sob a mesma plataforma do Renault Modus, o novo Note, mantém-se fiel às suas antigas dimensões, daí a razão para o continuarmos a ver como um monovolume compacto. No entanto, temos de dar a mão à palmatória e valorizar o seu novo design exterior pensado para responder inteiramente às exigências dos atuais clientes europeus do segmento B.
Mas mais importante que a nova aparência, é a quantidade de funcionalidades inovadoras que estão presentes nesta nova geração Note. A estrear mundialmente no segmento B, é o novo Escudo de Segurança da Nissan, um pacote de tecnologias que apenas estava disponível em alguns modelos premium da marca nipónica. Podemos então contar com o sistema de Aviso de Ângulo Morto, Aviso de Mudança de Faixa e com um avançado sistema de Detecção de Objecto em Movimento.
Estes três sistemas recorrem à utilização da câmara de visão traseira, que oferece uma imagem clara independentemente das condições atmosféricas. O novo Note vem ainda com o Monitor de Vídeo 360º da Nissan que, através de uma imagem “de helicóptero”, facilita (e muito) as manobras de estacionamento mais «chatas».

Com três diferentes níveis de equipamento (Visia, Acenta e Tekna) o novo Nissan Note vem de série com o já habitual sistema Start&Stop, seis airbags e cruise control. As motorizações serão compostas por dois motores a gasolina e um a diesel:
Gasolina
– 1.2 80 cv e 110 Nm de binário – Consumo médio de 4,7 l/100 km – Emissões de CO2: 109 g/km;
– 1.2 DIG-S (turbo) 98 cv e 142 Nm de binário – Consumo médio de 4,3 l/100 km – Emissões de CO2: 95 g/km;
Diesel
– 1.5 (turbo) 90 cv – Consumo médio de 3,6 l/100 km – Emissões de CO2: 95 g/km. Traz como opção uma caixa automática de variação contínua CVT (motor Renault).
O novo Nissan Note será apresentado no Salão de Genebra, que se realizará daqui a 15 dias, chegando posteriormente ao mercado nacional lá para meados do próximo Outono.

Texto: Tiago Luís
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL