Novo Nissan Note 2013 revelado

Novo Nissan Note 2013 revelado

Ora aqui está mais uma novidade japonesa que irá ser apresentada ao mundo no próximo Salão de Genebra: Nissan Note 2013!

A Nissan acabou de revelar a segunda geração do Nissan Note para o mercado europeu e apesar de ser apresentado como um novo utilitário, para nós, continua a ser visto como um monovolume compacto. Menos formal e mais «desportivo», o novo Note está agora preparado para rivalizar com outro tipo de automóveis, começando exatamente pelo visual.

Nissan Note 2013

Construído sob a mesma plataforma do Renault Modus, o novo Note, mantém-se fiel às suas antigas dimensões, daí a razão para o continuarmos a ver como um monovolume compacto. No entanto, temos de dar a mão à palmatória e valorizar o seu novo design exterior pensado para responder inteiramente às exigências dos atuais clientes europeus do segmento B.

Mas mais importante que a nova aparência, é a quantidade de funcionalidades inovadoras que estão presentes nesta nova geração Note. A estrear mundialmente no segmento B, é o novo Escudo de Segurança da Nissan, um pacote de tecnologias que apenas estava disponível em alguns modelos premium da marca nipónica. Podemos então contar com o sistema de Aviso de Ângulo Morto, Aviso de Mudança de Faixa e com um avançado sistema de Detecção de Objecto em Movimento.

Estes três sistemas recorrem à utilização da câmara de visão traseira, que oferece uma imagem clara independentemente das condições atmosféricas. O novo Note vem ainda com o Monitor de Vídeo 360º da Nissan que, através de uma imagem “de helicóptero”, facilita (e muito) as manobras de estacionamento mais «chatas».

Nissan Note 2013

Com três diferentes níveis de equipamento (Visia, Acenta e Tekna) o novo Nissan Note vem de série com o já habitual sistema Start&Stop, seis airbags e cruise control. As motorizações serão compostas por dois motores a gasolina e um a diesel:
Gasolina
– 1.2 80 cv e 110 Nm de binário – Consumo médio de 4,7 l/100 km – Emissões de CO2: 109 g/km;
– 1.2 DIG-S (turbo) 98 cv e 142 Nm de binário – Consumo médio de 4,3 l/100 km – Emissões de CO2: 95 g/km;
Diesel
– 1.5 (turbo) 90 cv – Consumo médio de 3,6 l/100 km – Emissões de CO2: 95 g/km. Traz como opção uma caixa automática de variação contínua CVT (motor Renault).

O novo Nissan Note será apresentado no Salão de Genebra, que se realizará daqui a 15 dias, chegando posteriormente ao mercado nacional lá para meados do próximo Outono.

Texto: Tiago Luís