Novo Citroen C4 Picasso 2013 apanhado sem camuflagem em Espanha

Novo Citroen C4 Picasso 2013 apanhado sem camuflagem em Espanha

Quem te viu e quem te vê Citroen C4 Picasso – nunca esta expressão foi tão bem empregue por mim como agora. As imagens são «fresquinhas» e mostram-nos o que a Citroen andou a preparar nos últimos tempos para a nova geração do C4 Picasso.

Obviamente, não irei enumerar as diferenças estéticas desta geração para a anterior… seria uma perda de tempo. Apenas uma chamada de atenção para os faróis traseiros que são incrivelmente idênticos ao do novo Volkswagen Golf Cabrio. Estranho…

A nova minivan francesa está completamente irreconhecível, o que, curiosamente, nos deixa com um sorriso parvo na cara. Os responsáveis da Citroen levaram o novo C4 Picasso para Vigo, Espanha, e sem saberem bem como, foram apanhados com a boca no trombone, que é como que diz, apanhados a testar o novo C4 Picasso. O que até calhou bem, pois assim ficamos a conhecer a nova abordagem de design da Citroen para este segmento.

citroen-c4-picasso

As novas linhas deste C4 Picasso levam-nos para um futuro não muito próximo, aliás, à primeira vista, diria até que este seria o protótipo da marca gaulesa para apresentar num próximo Salão Automóvel. Mas não… Esta é mesmo a versão final do Citroen C4 Picasso!

Nas imagens vemos a versão de cinco lugares mas sabemos que será também lançada uma versão de sete lugares. Acreditamos que as dimensões não deverão fugir muito às do atual modelo, que mede 4.470 mm de comprimento, 1.830 mm de altura e 1.680 mm de largura. Para a bagageira são esperados os habituais 500 litros de capacidade. Segundo alguns rumores, e seguindo a lógica da evolução, as dimensões interiores da nova geração vão ser mais apetecíveis e o painel de instrumentos continuará na parte central do tablier que deverá contar também com um novo sistema multimédia equipado com ecrã tátil.

citroen-c4-picasso

Para as motorizações do novo Citroën C4 Picasso pouco se sabe, mas podemos esperar uma melhoria de 22% nas emissões de gases poluentes e uma melhoria dos consumos de combustível. O próximo C4 Picasso vem assente na nova plataforma modular EMP2 do grupo PSA (a mesma do Peugeot 308), o que originará uma redução de peso de cerca de 70 quilos em relação ao modelo atual.

Esta nova geração Picasso será apresentada oficialmente no próximo mês de março, no Salão de Genebra, e deverá chegar aos mercados europeus lá para outubro.

citroen-c4-picasso

Texto: Tiago Luís