Fartos do «pára-arranca»?Em 2016 o Audi A8 terá sistema de condução automático

Fartos do «pára-arranca»?Em 2016 o Audi A8 terá sistema de condução automático

A marca dos anéis tem estado na frente do desenvolvimento de tecnologias de assistência à condução. O próximo Audi A8 será o primeiro carro da marca a receber a tecnologia de condução autónoma.

A Audi mostrou recentemente em Las Vegas a tecnologia que promete revolucionar o dia-a-dia dos condutores. É certo que o primeiro modelo em que será aplicada não é para todas as carteiras, mas a inovação está aí e mais tarde, como sempre na história do automóvel, virá a democratização do avançado equipamento. O sistema utiliza dois radares, 8 sensores ultrasónicos e uma câmara de vídeo com grande amplitude de imagem.

audi a8 autonomo 1

A construtora alemã está concentrada em diminuir o stress causado pelo trânsito nos condutores, o objetivo é garantir que conduzir um Audi é um verdadeiro alívio para quem circula na confusão das grandes cidades. O sistema garante controlo do volante, velocidade e aceleração, deixando sempre uma margem segura de aproximação para com o veículo da frente. Esta eficácia é garantida pelo sistema avançado de radares montado no veículo. O sistema está calibrado para trabalhar até aos 60 km/h e foi apresentado numa Audi A6 Avant, mas será o próximo Audi A8 a estreá-lo.

Texto: Diogo Teixeira