Pronto para as curvas: Apresentação do Porsche 911 GT3 Cup

Pronto para as curvas: Apresentação do Porsche 911 GT3 Cup

O carro de competição mais bem sucedido de sempre conhece agora a sua sétima geração: Porsche 911 GT3 Cup (991).

Cada lançamento da Porsche é um acontecimento por si só mas quando juntamos à equação as palavras «911» e «Cup» as coisas ficam ainda mais sérias. Porque nesse caso, de acordo com as estatísticas da marca de Estugarda, falamos «somente» do desportivo mais bem sucedido da história da competição automóvel.

Contando agora a sua sétima geração a Porsche afirma que este é o melhor 911 GT3 Cup de sempre.  Baseado no próximo 911 GT3 que deverá ser apresentado no Salão Internacional de Genebra em 2013,  este modelo está equipado com o de melhor a Porsche tem ao seu dispor, face às aspirações de um modelo que apenas irá competir na Porsche Mobil 1 Supercup.

No exterior é impossível não reparar nos vários apêndices aerodinâmicos, entre eles o enorme spoiler traseiro ou os para-choques dianteiro capaze de gerar «downforce». No interior o destaque vai totalmente para o novo volante multi-funções que congrega em si diversas funções.

Na unidade motriz as novidades são poucas, a marca alemã optou apenas por melhorar a base já existente. O conhecido motor 3.8 «flat six» desenvolve agora 460cv, mais 10cv que o seu antecessor. Os números podem não convencer os mais sépticos mas Timo Bernhard, piloto de teste da marca não tem dúvidas “este é o melhor e mais fácil 911 GT3 Cup conduzido no limite que a Porsche já fez”.



Texto: Guilherme Ferreira da Costa