Notícias Jaguar: Missão C-X75 abortada

Jaguar: Missão C-X75 abortada

Jaguar C-X75

Balde de água fria para todos aqueles que estavam à espera de ver o Jaguar C-X75 entrar em produção – este seria o novo superdesportivo da marca de luxo britânica.

Depois de andarmos dois anos a suspirar pelo C-X75, a Jaguar resolveu mandar-nos «à fava» e cancelar o lançamento de um dos carros mais demente dos últimos tempos. Não é fácil criar-se uma aproximação afectiva com este protótipo, principalmente, se oferecermos uma certa resistência à evolução natural das coisas.

Olhar para este sofisticado conceito é quase como antever o futuro dos automóveis daqui a 50 anos, e por isso, temos de olhar para o C-X75 como um veículo do futuro e não como um veículo da moda. Só assim, iremos conseguir apaixonar-nos por esta audaz criação da Jaguar (pelo menos, foi o que aconteceu comigo… custou, mas foi).

Jaguar-C-X75

Infelizmente, a tão odiada «crise» é a principal responsável por enviar este ambicioso projeto de volta para a gaveta. O responsável da Jaguar, Adrian Hallmark, em declarações à Autocar disse que “a marca se sentia capaz de fazer o carro funcionar, mas olhando para as medidas de austeridade globais que estão a acontecer neste momento, parece-nos a hora errada para lançar um supercarro entre os 990 mil e 1.3 milhões de euros.“.

E é assim que o futurista Jaguar de quatro cilindros e dois motores elétricos morre sem nunca se quer ter chegado a ver a luz do sol…

Jaguar-C-X75

Mas (existe sempre um mas…) ainda há esperanças para os mais milionários. Os cinco exemplares existentes do C-X75 vão acabar de ser produzidos e três deles vão ser vendidos em leilão, os outros dois serão utilizados pela marca em demonstrações e para expor no seu museu. A Jaguar vai ainda aproveitar o desenvolvimento tecnológico que foi feito no C-X75 para utilizar em futuros modelos da Jaguar, como por exemplo, a versão híbrida do XJ.

Jaguar-C-X75
Jaguar-C-X75
Jaguar-C-X75
Jaguar-C-X75

Texto: Tiago Luís