Jaguar XFR-S 2014 Revelado: A concorrência alemã que se cuide…

Jaguar XFR-S 2014 Revelado: A concorrência alemã que se cuide…

Os ingleses não vão «à bola» com os alemães, não é de hoje, todos nós sabemos isso. E por isso ao dia de hoje anunciamos mais um capítulo desta eterna batalha: Apresentamos o Jaguar XFR-S 2014!

A marca inglesa Jaguar avança não com tanques mas com uma super-berlina desportiva para esta guerra. Que não é de nações, é de automóveis! Perante a respeitosa armada alemã constituída pela  BMW, Mercedes, Audi e mais recentemente,  Porsche. Todos eles, profundos conhecedores das estratégias «bélico-desportivas», a Jaguar responde na mesma moeda através do novíssimo Jaguar XFR-S.

A apresentação deste modelo está a decorrer neste preciso momento em terreno «aliado», EUA, mais precisamente no Salão Internacional de Los Angeles. Infelizmente não arranjámos bilhetes de avião para assistir em directo dos EUA a esta «declaração de guerra aberta».

Se acham toda esta diplomacia aborrecida, então sorriam porque as especificações do XFR-S impõe respeito… o mesmo motor que anima o XKR-S marca agora presença nesta berlina «balistica». São 550cv de potência providenciados pelo  motor V8 supercharged de 5.0 litros, conectados às rodas traseiras por intermédio de uma caixa de velocidades ZF de oito velocidades equipada com o sistema Quickshift. Números que se traduzem em acelerações dos 0-100 km/h em 4,6 seg. e uma velocidade máxima de 300km/h (limitados electronicamente).

Porque «poder de fogo» não é nada sem uma boa capacidade de manobra no terreno (leia-se circuitos e estradas de montanha) os engenheiros da Jaguar equiparam o XFR-S com diferenciais electrónicos e controlos de estabilidade afinados para providenciar a máxima perfomance e diversão ao volante.

No exterior, a estratégia é vencer o adversário só com o «olhar». Trocou-se o classicismo «british» por uma postura mais «guerreira». Todo o carro transpira potência e e agressividade.

Resta-nos esperar que este Jaguar XFR-S seja mesmo aquilo que a marca promete que ele será: a derradeira berlina desportiva. A concorrência alemã tem meio ano para se preparar, a Jaguar irá iniciar a comercialização desta «bala» já no próximo ano.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa