Insólito: Antigo CEO da Porsche inaugura negócio de… Pizzas!

Insólito: Antigo CEO da Porsche inaugura negócio de… Pizzas!

Mais uma vítima da crise na industria automóvel europeia?

Antigo CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking, acaba de fundar a sua própria cadeia de pizzas e pastas italianas. Após 16 anos à frente dos destinos daquela que é hoje é uma das marcas mais lucrativas da industria automóvel – abandonando o cargo em 2009, Wiedeking, volta a reinventar a sua carreira virando-se agora para a restauração.

A cadeia de restaurantes de nome Vialino, irá estar presente em países como a Alemanha, a Áustria e a Suiça.

Mais uma vítima da crise da industria automóvel na Europa? Claro que não. Wiedeking, que já conta 60 primaveras, conseguiu o seu primeiro «milhão» antes de chegar aos 30, em negócios tão distintos quanto imobiliário e aplicações financeiras de alto risco. Portanto não será de estranhar se Wiedeking somar mais um sucesso. «Massa» é com ele…

Se as suas pizzas vão ser tão famosas com o seu trajecto na Porsche? Não sabemos. O que sabemos é que o seu nome ficará para sempre inscrito na história da Porsche, como o homem que conseguiu tirar da «lama» a marca nos anos 90. Um sucesso apenas manchado pelo agitado ano 2009 quando na tentativa de adquirir o gigantesco Grupo Volkswagen, Wiedeking efectuou uma enorme emissão de títulos de dívida e que pôs em causa o futuro da marca. O desfecho todos nós conhecemos, acabou por ser a Volkswagen a comprar a Porsche… é a beleza do capitalismo, dizem.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa