Foto Espia – Alfa Romeo 4C apanhado em Turim

Foto Espia – Alfa Romeo 4C apanhado em Turim

O Alfa Romeo 4C foi apresentado em 2011 e na altura todos estavam céticos quanto à possibilidade da sua entrada em produção.

Pelos vistos, parece que a Alfa optou por surpreender tudo e todos – apesar da corrente do mercado insistir em empurrar as marcas para fora de pé, o 4C tem motor anunciado e números que nos deixam de boca aberta. Firme, a marca italiana parece avançar sem medo – e ele já anda pelas ruas italianas de turim!

Não vos vou mentir, sou suspeito ao escrever sobre este artigo. Para além de ser um apaixonado por carros italianos, sou um eterno Alfista. O meu Alfa leva-me todos os dias para todo o lado e todos os dias me divirto como se fosse a primeira vez que o fizesse. Problemas eléctricos e de mecânica são quase nulos e os que existem a Mercedes e a BMW também os têm, e tendo em conta que estes custam muito mais, a Alfa é à prova de críticas.

Um verdadeiro voltar às origens
Depois de uma pequena defesa típica da marca do meu carro, falo-vos do próximo “bebé” da sigla C, o 4C. Palavras para quê? Quanto ao design, é uma ode a tudo o que há de bom na beleza automóvel – linhas modernas e inspiradoras, sem nunca esquecer a história, mas a apontar o futuro como o objectivo a atingir.

O Alfa Romeo 4C promete entrar de cabeça erguida na luta contra o Lotus Evora, e os ingleses que se segurem – para além do soberbo aspecto, o coração do 4C será um 1.8 com 300cv. Pouco? Seria pouco, se este Alfa não pesasse apenas 820 kg! O sprint dos 0 aos 100 ficará abaixo dos 5 segundos e a velocidade máxima será limitada a 250km/h. A tração traseira e a caixa de dupla embraiagem prometem!

Este espera-se ser o regresso da Alfa Romeo aos desportivos de referência, onde a paixão pela velocidade e desenho inconfundível pretendem marcar mais uma vez a história da marca. Até lá vamos observando o esforço da Alfa Romeo na criação do verdadeiro «cuore sportivo»!

Texto: Diogo Teixeira