Notícias Porsche Cayenne recebe versão Turbo S com 550cv

Porsche Cayenne recebe versão Turbo S com 550cv

A versão mais vitaminada do Porsche Cayenne está a chegar… E os números são surpreendentes – o sprint dos 0-100 Km/h faz-se em 4,5 segundos e o potente motor V8 com 550cv coloca a velocidade máxima deste SUV acima dos 280 km/h. Uma verdadeira fera no asfalto com a capacidade de “trepar paredes” fora de estrada.

Tal como o seu antecessor, este promete ser um dos melhores SUV que o dinheiro pode comprar. O preço a pagar por esta exclusividade chega bem perto dos 200 mil euros (197.898 euros, se aplicarmos os impostos actuais), por outro lado, os consumos anunciados até são “poupadinhos” dado o tamanho colossal do Cayenne e a monstruosidade do seu motor – 11,5 l/100km – com um binário que atinge uns assustadores 750 Nm… 750!O comportamento e a eficácia são as palavras de ordem deste modelo, como tal, tinha de vir equipado com o melhor que a marca germânica tem para montar no Cayenne. Está lá tudo: desde a suspensão pneumática que permite o controlo activo dos amortecedores, até ao Porshe Dynamic Chassis Control (PDCD) – tecnologia de ponta que reduz o rolamento da carroçaria mesmo nos ganchos mais exigentes.

Um carro como este, bem precisa de toda esta tecnologia de ajuda ao comportamento, pois o seu peso e dimensões serão, naturalmente, um factor negativo a atenuar. A par de tudo isto, um diferencial autoblocante a trabalhar lado a lado com o sistema PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus), promete intervir sempre que for necessário e tornar o Cayenne o mais ágil possível.São bem visíveis as alterações à “cara” do Cayenne – jantes de 21″ exclusivas para esta versão e uma expressão mais agressiva, são as características estéticas mais marcantes deste Turbo S.

A Porsche pretende conquistar o mercado dos super SUV com esta versão pujante do mediático Cayenne. Uma coisa é certa: nunca mais a frase “Pai, estou atrasado para escola…” será a mesma, para o sortudo que conduzir esta máquina de sonho.


Texto: Diogo Teixeira