Notícias Merkur: O camião de duas frentes

Merkur: O camião de duas frentes

Não queremos confundir ninguém, mas se por acaso se cruzar com um destes não se assuste! Este é o Merkur, um camião de duas frentes, desenvolvido pela Zeigler, fabricante de camiões de bombeiros.

Este super veiculo de resgate é composto por duas cabines (uma em cada extremidade) e é possível conduzi-lo em ambas. O Merkur foi desenvolvido para ser um veiculo de resgate em tuneis, e para não se perder muito tempo com as manobras mais complicadas, basta mudar para a outra cabine e arrancar.

O Merkur tem a capacidade de transportar 12 pessoas e cada assento está equipado com uma máscara de oxigénio. Outra grande potencialidade no Merkur são as câmaras de imagem térmica que ajudam na orientação para aquelas situações de menor visibilidade.Uma das grandes vantagens é ser totalmente elétrico, é propulsionado por dois motores de 95 kW que lhe dão a aptidão para percorrer um total de 200 Km atingindo uma velocidade máxima de 60 km/h.

Mas não penses que isto é ficção, até porque esta ferramenta de salvamento já está disponível na Croácia, mais precisamente no túnel de Ucka, com 5 km de comprimento. Este túnel foi considerado pela ADAC (o maior club automóvel da Europa) como um túnel de alto risco. Contudo, e depois de alguns graves acidentes, o tráfego continua a ser constante.



Texto: Marco Nunes