Paris 2012: Porsche revela Panamera Sport Turismo Concept

Paris 2012: Porsche revela Panamera Sport Turismo Concept

Porsche acaba de revelar o Panamera Sport Turismo Concept. Modelo que nos oferece algumas pistas sobre a próxima geração da 1ª berlina da marca.

Ao contrário de há alguns anos atrás, hoje os adeptos da marca de Estugarda já nem se manifestam quando é anunciado o lançamento de um novo modelo Porsche que não seja um 911. Renderam-se às evidências de que esta Porsche, com a produção baseada num leque mais abrangente de modelos não só não perdeu a entidade, como está melhor. Tanto a nível financeiro como a nível tecnológico, porque agora há mais dinheiro disponível para o departamento de R&D.

A mais recente aposta da Porsche é uma shooting-break – baseada na futura geração do Panamera – que a marca apelida de Panamera Sport Turismo Concept.

Apesar do formato «shooting-break» não julguem que este Panamera é maior do que a versão berlina. É 17mm mais baixo, 61mm mais largo e 20mm mais curto. Prefazendo assim 1,990mm de largura, 4,950mm de comprimento e 1,401mm de altura. O resultado é um design mais harmonioso e com as proporções mais equilibradas. Porque verdade seja dita, o actual Panamera de alguns ângulos parece um «sapo» anafado.

No interior, ainda que em forma de «concept», podemos adivinhar as linhas mestras que vão ditar as características do interior no modelo de produção. E um pouco por toda a carroçaria conseguimos encontrar marcas estilisticas comuns com o novíssimo 918 Spyder e Boxter.

Debaixo do capot encontramos um motor V6 com 3000cc e 330cv de potência máxima associado a um motor eléctrico de 90cv de potência, num total de 420cv de potência combinada. A marca afirma ainda que este Panamera pode rolar em modo totalmente eléctrico até ao 130km/h durante 30km. E anuncia um consumo de abaixo dos 3.5litros/100km em modo híbrido com as baterias carregas. Prometedor não é?

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter