Mini Paceman 2013: O Mini das “calças arregaçadas” [Fotos oficiais]

Mini Paceman 2013: O Mini das “calças arregaçadas” [Fotos oficiais]

Desde o seu renascimento no séc. XXI, que a família Mini não tem parado de multiplicar-se. No total, já são oito modelos derivados do conceito Mini “original”. E o mais recente acaba de chegar – Dêem as boas vindas ao Mini Paceman 2013!

Acompanhamos de perto a evolução do mais recente membro da família Mini, o Paceman, como podem ver aqui e aqui. Chegou agora a hora de conhecer as primeiras fotos oficiais do novíssimo Mini, divulgadas esta madrugada pela BMW, a subsidiária da marca britânica.

Recorrendo a uma silhueta Coupé, mas com toques de jipe – que faz em alguns momentos recordar o perfil do Range Rover Evoque – o Paceman parece um Mini convencional de “calças arregaçadas” – perdoe-me a falta de melhor comparação. No fundo, imaginem algo com um britânico aparentemente snob, educado na cidade, que num momento de loucura resolve arregaçar as suas aristocráticas calças “chino de vinco ao meio” e saltar a pés juntos para a lama. Nada demasiada exagerado, nada demasiado radical. Efectivamente “british”! Mas lá no fundo com alma de rebelde. Até podemos dizer que o Paceman está para a família Mini como o Príncipe Harry está para a Família Real Britânica.

A Mini até condecora o Paceman com um título mui nobre… Diz a marca que este é “o primeiro Sports Activity Coupé do segmento compacto premium”. Uau! Com sangue real ou não, a verdade é que o conceito até resulta muito bem do ponto de vista estético – bem melhor do que no Countryman, a versão de cinco portas do Paceman.

Resta dizer que o Paceman estará disponível com todas as motorizações conhecidas da gama Mini exceptuando a versão Jonh Cooper Works, só disponível em 2014. Igualmente disponível na gama estará o sistema de tracção total “All4”.

Com lançamento previsto para 2013, a apresentação oficial do Paceman será no Salão Automóvel de Paris no final deste mês. Até lá fiquem com esta galeria de fotos:



Texto: Guilherme Ferreira da Costa