Notícias Ferrari desenvolve motor para a Fiat

Ferrari desenvolve motor para a Fiat

Eventualmente, o mais próximo que muitos de nós vai estar de comprar um Ferrari será… comprar um Fiat!

A história nunca se repete, mas quem não a conhece é surpreendido por ela“, dizia um um ilustre professor que tive na faculdade. Uma frase que se aplica a esta notícia.

A Ferrari, mais uma vez na sua história, está a desenvolver um motor para o grupo Fiat. Motor esse que servirá para equipar os porta-estandarte do grupo. Marcas como a Lancia, a Alfa Romeo ou Maseratti estão na calha para serem as primeiras a receber este motor. Segundo fontes da marca italiana, trata-se de uma motorização V6 com recurso à tecnologia bi-turbo. Num acordo firmado pela módica quantia de 50 milhões de euros.

Quando dizia que “a história nunca se repete, mas quem não a conhece é surpreendido por ela“, referia-me às situações em que no passado, o grupo Fiat fez uso do banco de órgão e know-how da Ferrari para os seus próprios modelos. É disso exemplo o Fiat 130, o Fiat Dino 2400 Coupé ou o Lancia Thema V8. Para memória futura, permitam-me só acrescentar que nenhum destes “enxertos” foi particularmente bem sucedido. Vamos ver se volvidos todos estes anos o casamento de ocasião corre um pouquinho melhor…


Texto: Guilherme Ferreira da Costa