SUV: Porsche Macan apanhado acção!

SUV: Porsche Macan apanhado acção!

Desenvolvimento do irmão mais novo do Cayenne quase no fim | Foto especulativa por Dan Buzdugan

A cada aparição que o Porsche Macan faz, menor é a esperança que o mais pequeno SUV da marca de Estugarda seja mais do que um mero e aparente “downsizing” do Cayenne (ver vídeo). O design parece ser em tudo semelhante ao Cayenne, não se antevendo um grande rasgo de criatividade por parte da equipa da Porsche. O que é uma pena, tendo em conta que é um modelo novo, sem obrigatoriedade de continuidade estilística, e por conseguinte com maior liberdade criativa.

Quanto às motorizações, estas variam entre as banais versões de quatro cilindros – tanto Diesel como a Gasolina – e as mais “espigadotas” versões de 6 cilindros, reservadas para os Macan’s mais desportivos. Segundo fontes da marca, a oferta inicia-se com uma motorização 2.0 turbo de 220cv e termina com uma versão 3.6 de seis cilindros com 396cv de potência, eventualmente reservada para a versão GTS. O Macan também conhecerá uma versão Turbo, com o lançamento de um motor 3.0 V6 twin-turbo que desenvolverá uma potência de 360cv.

A gama Diesel – aquela que mais interessa ao mercado nacional – inicia-se com o “mundano” 2.0 TDI de 193cv e culmina com uma bem mais interessante versão 3.0 V6 TDI de 253cv. É ainda espectável que em 2014 surja uma versão híbrida, com soluções em tudo semelhantes às encontradas no Audi Q5 Hybrid, modelo com que o Macan partilhará diversas soluções.


Texto: Guilherme Ferreira da Costa