Opel Adam 2013: Opel preparada para lançar o seu novo citadino em janeiro

Acabou de ser divulgado o mais recente “pinipom” da família Opel, o Opel Adam 2013.

Depois de ontem ter aparecido na internet imagens não oficiais do novo Adam, a marca alemã não quis perder mais tempo e deitou cá para fora tudo sobre o mais recente citadino do mundo automóvel. Quem não deve estar muito contente são os italianos da Fiat, que por momentos sentiram um arrepio na espinha ao verem um sério concorrente para o seu famoso 500.

Mas deixando as guerras de parte, vamos ao que realmente interessa. O pequeno Adam mede 3,7 metros de comprimento, 1,72 metros de largura e tem uma distância entre eixos de 2,31 metros (a mesma distância do Fiat 500). Ou seja, medidas perfeitas para quem quer um carro prático e ágil para a agitação de uma cidade movimentada.
Uma das grandes armas deste modelo de três portas, é a possibilidade de ser, literalmente, personalizado até às “pontas do cabelo”… Isto porque a Opel vai disponibilizar algumas cores específicas para o tejadilho, criando assim um contraste interessante com a restante pintura do veículo, algo muito comum nos Minis.

Segundo Mark Adams, Vice-Presidente da área de design da Opel – e talvez o grande responsável por este nome tão pouco original – “Nenhum outro automóvel neste segmento consegue ser tão personalizável como o Opel Adam. Nós oferecemos combinações virtualmente ilimitadas de cores exteriores/interiores, tecidos, decorações e equipamentos. É pouco provável que proprietários do Adam vejam outro carro igual ao seu”.
Tanta personalização vai originar inúmeros enjoos, mas vamos destacar apenas mais duas características que estão presentes no interior deste Adam. Uma delas é o ecrã de sete polegadas que dá para emparelhar com qualquer smartphone Android ou iOS, a outra é o “pequeno” volante que promete fazer a delícia de muitos aceleras – eu pelo menos gosto de um bom e pequeno volante desportivo, mas isso sou eu que embora tenha a mania de ser artista de rua, não passo dos 50 km/h. Ah! Existe também a opção de ter o volante aquecido, mas para nós é um extra completamente dispensável.

A construtora alemã também já se gabou que o seu Adam será o primeiro modelo do segmento com a opção de luzes diurnas LED, algo que nós aprovamos com um sorriso nos lábios.
E a motorização deste menino?” Perguntam vocês… Bem, inicialmente, poderemos contar com três motorizações a gasolina, um modesto 1.2 litros de 70 cv e um 1.4 litros de 87 e 100 cv. Todos eles virão acoplados de uma caixa manual de cinco velocidades e terão como opção a tecnologia Start/Stop. Mas como o que é bom nunca vêm primeiro, vamos ter de esperar ainda mais uns tempos por um eficiente motor de injeção direta a gasolina sobrealimentado, que virá com uma nova caixa manual de seis velocidades.

O novo Opel Adam será apresentado no Salão Automóvel de Paris no mês de setembro e começará a ser comercializado no mercado nacional no inicio de 2013.


Texto: Tiago Luís

Mais artigos em Notícias