Notícias Os alemães que se cuidem, vêm aí o Volvo S60 Polestar!

Os alemães que se cuidem, vêm aí o Volvo S60 Polestar!

Há 10 dias atrás mostramos a primeira imagem da “bomba” que a Volvo está a preparar para atacar os trunfos da Sra. Merkel, agora é altura de saber ao certo o que aí vem…

A marca sueca ainda não confirmou a produção deste protótipo, mas vá lá… É tudo uma questão de tempo, duvidamos seriamente que este protótipo não vá para produção – se eles estão a pensar deixar este bólide na gaveta, então algo de muito errado se passa para aqueles lados.

Para começar, o design exterior está super atrativo e só por isso já faz frente às grandes máquinas das marcas alemãs. O desenvolvimento do pacote aerodinâmico deste Volvo S60 Polestar foi pensado ao pormenor, com a palavra adrenalina sempre na mente dos engenheiros.

Este concept viu-lhe ser acrescentado um novo spoiler, saias laterais, suspensão rebaixada em 20 mm, difusor de ar, entradas de ar adicionais, entre muitas outras coisas… Para se conseguir ter mão neste bicho, a Volvo e a Polestar introduziram uma suspensão com molas Öhlins, travões Brembo e tração integral com diferenciais de deslizamento limitado.

Mas tudo isto só faz sentido se tiveres um coração pronto para aguentar grandes emoções, isto porque os nórdicos colocaram debaixo do capô o já conhecido seis cilindros do S60 T6. Mas cuidado… Foram feitas algumas modificações e o resultado é qualquer coisa do outro mundo: 508 cv de potência às 6.500 rpm e 575Nm às 5.500 rpm! Uau!

Para perceberes melhor estes valores, fica a saber que a corrida dos 0-100 km/h faz-se em apenas 3,9 segundos e a sua velocidade máxima vai para lá dos 300 km/h. O mais interessante é que o motor original “só” debita 300 cv e vai dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos.

Se compararmos este S60 Polestar com os seus rivais mais diretos podemos ver que este super sueco dá uma tareia a toda a concorrência alemã: O Mercedes C63 AMG tem 451 cv (-57 cv) e chega aos 100 km/h em 4,4 segundos (+ 0,5 seg.), o Audi RS5 tem 450 cv (-58 cv) e vai dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos (+ 0,7 seg.) e por último o BMW M3 com 414 cv (-94 cv) faz o sprint até aos 100 km/h em 4,8 segundos (+ 0,9 seg.).

Como podem ver a Volvo não está para brincadeiras e está completamente determinada a aniquilar toda a concorrência. Os alemães que se cuidem…







Texto: Tiago Luís