Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Google desenvolve carro que conduz sozinho

Aquilo que sempre sonhaste está preste a realizar-se! 255.000 km depois, a Google lá conseguiu obter a primeira licença de condução para um veículo autónomo.

O estado norte-americano do Nevada autorizou a circulação de três carros que dispensam a intervenção de condutor, ou seja, o sistema criado pela Google funciona em total piloto automático.

Como?! Os radares na grelha frontal e no tejadilho com recurso à tecnologia laser detetam peões, ciclistas, veículos e outros obstáculos que possam aparecer repentinamente. O GPS incorporado é também fundamental para o funcionamento deste “brinquedo”, identificando os limites de velocidade e traçando a rota mais indicada para chegar ao destino pretendido.

Talvez por receio desta nova tecnologia, o Estado norte-americano impôs alguns procedimentos obrigatórios para a circulação deste veículo, desde logo, a presença de dois ocupantes no interior (um ao volante para o caso de haver uma emergência e outro para monitorizar um ecrã de computador que mostra a rota traçada e para controlar a estrada e os semáforos) isto embora, o Prius pouco necessite da intervenção dos mesmos.

Para já, só existem três protótipos a circular nos Estados Unidos, mas se bem conhecemos a Google, isto não vai ficar por aqui.


Texto: Tiago Luís

Mais artigos em Notícias