Notícias Audi Q3 RS concept revelado

Audi Q3 RS concept revelado

Vem aí a versão vitaminada do Audi Q3, o RS Q3 Concept! E digam lá se este nome não vos deixa já com água na boca…?

A Audi prepara-se para levar a Pequim este novo protótipo desportivo com base no Audi Q3, assim como fez no Salão de Detroit com o Audi Q3 Vail. Ao contrario do Vail, este RS não vem para grandes aventuras offroad, é claramente um animal para correr no asfalto. A marca alemã parece estar com vontade de seguir o caminho da Mercedes e BMW, disponibilizando para o mercado versões desportivas dos seus modelos SUV. É o caso do BMW X6 M ou do Mercedes ML 63 AMG. Uma estratégia que nós vemos com bons olhos. E vocês também…

O exemplar que vai estar de baixo dos flashes das máquinas fotográficas no certame chinês é detentor de um “fraquinho” 2.5 TFSi de 365 cv (o mesmo do Audi TT-RS). O coração do RS Q3 Concept vai permitir uma corrida dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 265 km/h, o suficiente para ir do Porto ao Algarve em pouco mais de 2 horas.

Mas não é só o motor que dá origem a estes números, sem os detalhes aerodinâmicos este Concept não voaria tão alto. A carroçaria foi rebaixada em 25 mm e conta com um aspeto mais encorpado e largo, tornando assim possível obter um “look” mais agressivo e proporcionar maiores emoções ao condutor. A tração é permanente quattro e os 360 cv galopam para a estrada por intermédio de uma caixa automática de 7 velocidades S tronic.

À primeira vista dá para ver que os pára-choques foram redesenhados e contam com umas entradas de ar maiores, bem maiores! Mas não se ficam por aqui as novidades estéticas, num olhar mais atento vemos que os faróis foram ligeiramente escurecidos, os escapes duplos são novos e as jantes são de 20 polegadas. Repito, 20 polegadas!!!

Para o interior, os detalhes em cromado contrastam com o preto e o azul do exterior. A sigla RS pode ser vista no painel de instrumentos, costas dos bancos, soleiras das portas ou tapetes. O habitáculo conta ainda com um volante específico, bacquets desportivas e punho da caixa de velocidades em couro.

Vamos esperar pelo Salão Automóvel de Pequim, que decorre de 23 de Abril a 2 de Maio, para saber mais sobre este hércules alemão. Até lá continua ligado no Razão Automóvel!


Texto: Tiago Luís