Notícias Bridgestone desenvolve pneus que não precisam de ar

Bridgestone desenvolve pneus que não precisam de ar

Esta notícia já não é de agora, mas o Air-Free (protótipo desenvolvido pela Bridgestone) não deixa de ser fantástico.

O Air-Free (livre de ar) é a mais recente inovação no mundo pneumático, esta tecnologia usa resina termoplástica como estrutura de apoio, em vez de ar. Confuso? Nós explicamos…

Os pneus tradicionais são preenchidos com ar para conseguirem sustentar o peso de um carro ou uma moto, certo? Estes não! Em vez de ar usam resina termoplástica, que é distribuída em tiras de 45 graus. O segredo da estrutura é a combinação das tiras tanto para a esquerda quanto para a direita, dando origem a este visual psicadélico. A resina termoplástica é reutilizável​​, o que significa que os pneus podem ser facilmente reciclados, tornando-os assim sustentáveis.

Mas não pense que o Air-Free é mais frágil que os pneus convencionais, muito pelo contrario, houve um ganho de resistência, estabilidade e flexibilidade. Para além de todas estas melhorias, não vai ter de se preocupar mais com a pressão do ar nos pneus nem com os furos que tantas dores de cabeça nos dão. Assim sendo, a segurança automóvel dá um enorme pulo com a implementação desta nova tecnologia.

A Bridgestone já está a realizar os primeiros testes no Japão com veículos de pequena dimensão, e é também sabido, que a Michelin está a desenvolver uma solução semelhante, os Tweel, que assim sendo, confirma o real interesse da indústria do ramo por esta solução.




Texto: Tiago Luís