Notícias Afinal adoramos o novo Jaguar XF Sportbrake

Afinal adoramos o novo Jaguar XF Sportbrake

Lembram-se quando publicámos, ainda em 2011, um artigo sobre a próxima versão carrinha do modelo XF da Jaguar?

O drama estava espalhado por todo o lado, e depois de vários “arrepios na espinha” e noites mal passadas, decidimos dar o beneficio da dúvida à marca britânica. Afinal de contas, é a Jaguar!

Como também já devem saber, está a decorrer neste momento o Salão Automóvel de Genebra, e a Jaguar tem como principal novidade, o novo Jaguar XF Sportbrake! Depois de tanto chorarmos, é altura de limpar as lágrimas e esboçar um enorme sorriso à variante familiar da marca de luxo britânica. Ela é realmente charmosa.

Esta nova variante baseia-se no restyling feito ao modelo XF, originando assim uma postura mais agressiva e elegante. Mas não pense que a tarefa ficou facilitada por já ter a base construída, fique a saber que a partir do pilar B, a Sportbrake é inteiramente nova. Por ser mais comprida 5 mm do que a variante de quatro portas, o seu peso aumentou cerca de 70 kg, mas ganhou mais 10 litros de espaço na bagageira (550 litros), podendo ascender até 1675 litros de espaço de carga com os bancos traseiros rebatidos.

Para quem ainda não sabe, a XF Sportbrake estreia uma nova suspensão pneumática traseira que auto nivela o veículo durante o transporte de carga. O normal seria a perda de algumas características dinâmicas, mas a Jaguar já garantiu que não haverá qualquer tipo de perda. A gama de motores será composta por dois blocos diesel, um 4 cilindros de 2.2-litros e um 6 cilindros de 3.0-litros. Ambos contam com sistema Stop&Start e estão associados a uma caixa automática de oito velocidades com patilhas no volante.

Na verdade adoramos o novo Jaguar XF Sportbrake, seria algo que não nos importaríamos nada de conduzir, aliás seria um enorme prazer… Mas também não é menos verdade que a Jaguar teve de “vulgarizar” a sua oferta para conseguir fazer face à crise. A segunda década do séc. XXI está a originar inúmeras mudanças no setor automóvel, e esta é só mais uma delas…

Os preços e as restantes especificações só serão anunciados no terceiro trimestre de 2012. Até lá fique ligado no RazãoAutomóvel!


Texto: Tiago Luís