Notícias Ford Mondeo / Fusion 2013 apresentado em Detroit

Ford Mondeo / Fusion 2013 apresentado em Detroit

A Ford prometeu e cumpriu! Foi hoje apresentado, no Salão de Detroit, o novo Ford Fusion 2013 (versão americana do Mondeo) que oferece ao consumidor três versões distintas, o já habitual motor a gasolina EcoBoost, o famoso Hybrid e o ainda não tão usual Energi (Plug-in híbrido). Estes dois últimos sem confirmação para Portugal.

Para o Fusion com motor a gasolina foram desenvolvidas três variantes, um motor atmosférico de 1.6 litros, outro exactamente igual mas sobrealimentado (ambos com 179 cv – 1.6 EcoBoost) e um terceiro de 2.0 litros com 237 cv (2.0 EcoBoost). A versão híbrida conta com um bloco a gasolina de 2.0 litros a ciclo Atkinson (preza pela eficiência ao invés da potência) que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico. Já o Energi, que pode ser recarregado numa tomada normal, veio para competir com os seus rivais elétricos, e apesar de ainda não ser conhecida a sua potência, a Ford já fez saber que o seu consumo é inferior ao do Chevrolet Volt. Promete…

O novo Fusion presenteia-nos com um design mais fresco e agressivo, isto embora não fuja muito às linhas do anterior Mondeo. Com uma frente idêntica à dos modelos Aston Martin, o Fusion 2013 servirá de base para os outros modelos da marca americana.

A Ford ambiciona, com este novo Mondeo, marcar a sua posição no segmento premium, segmento este, que tem sido completamente dominado nos últimos anos pelas marcas alemãs. Para isso, a marca promete, melhorar os seus interiores (em conforto, qualidade e absorção acústica) e aprimorar as qualidades dinâmicas, com a continuação de algumas características positivas da atual geração. De realçar ainda, o reforço na segurança, com um aumento de 10% da rigidez da carroçaria.

Para os mais interessados nos equipamentos disponíveis, fiquem a saber que o novo Fusion vem com sistema de detecção de saída da faixa de rodagem, cruise control adaptativo, Active Park Assist, deteção de obstáculos em ângulo morto e sistema de entretenimento e comunicação SYNC, que permite o uso da voz para ativação de alguns comandos.

Preve-se que esta próxima geração do Mondeo seja lançada no mercado do velho continente no primeiro trimestre de 2013.

Fique com a apresentação deste novo modelo da Ford, em Detroit:


Texo: Tiago Luís