Notícias BMW: Chegaram os novos modelos da M… a gasóleo!

BMW: Chegaram os novos modelos da M… a gasóleo!

Senhoras e senhores, o RazãoAutomóvel apresenta-vos os primeiros BMW com motor Diesel preparados pela divisão M! 

Há eventos que podem mudar a face do mundo, ou pelo menos, a forma como olhamos para determinadas coisas. O nascimento do Albert Einstein, ou o momento em que descobrimos que o Coelho da Páscoa não existe, são apenas dois exemplos dessa mesma realidade.
Uma realidade a que podemos agora adicionar um novo marco histórico: o nascimento da primeira gama Diesel preparada pela divisão M da BMW – se quiserem saber mais sobre a divisão M cliquem aqui. É daqueles eventos que no que toca à industria automóvel, sabemos que vai agitar as águas. Já andara em algum BMW equipado com um motor diesel? Pode até ser o 320d! Já andaram? Então sabem do que falo… agora imaginem isso mas multiplicado por 3x! Exactamente o mesmo número de turbos que equipa a motorização Diesel dos novos M. 
M550D – Lobo em pele de cordeiro
Estamos a falar de um motor de seis cilindros em linha com 3000cc, a debitar 381cv e a desevolver 740Nm de binário máximo! Mas se acham que a potência conseguida até nem é nada de especial, então deixem-me dizer-vos que os massivos 740Nm de binário estão disponíveis logo às 2000rpm, e a potência máxima é conseguida para lá das 4000rpm, ou seja, numa gama de rotações em que os comuns motores diesel já estão em plena perda. Estes valores são conseguidos graças à presença de três turbos de tamanhos diferentes: um para as baixas rotações, e portanto mais pequeno para que o tempo de enchimentos seja menor e a resposta seja a mais rápida possível; outro de maior dimensão para as rotações médias; e finalmente o maior de todos que entra em funcionamento no último terço das rotações e que é responsável por levar o motor até às 5400rpm (regime máximo).
É aqui que a magia acontece!
Tudo isto, apenas com um propósito: fazer a vida negra aos pneus! Pois é, no que toca a acelerações os números continuam a ser impressionantes. Tanto a versão touring como a versão berlina do M550d conseguem fazer um sprint dos 0-100km/h em menos de 5segundos. Mais precisamente em 4.9seg. e 4.7seg. respectivamente.
Certamente uma das carrinhas mais cobiçadas do momento.
Quanto a equipamento contem com suspensões desportivas e adaptativas em toda a gama, emblemas alusivos à M por todo o lado, e para-choques, jantes e afins condizentes com o aparato existente debaixo do capot dos novos modelos. Todos os modelos virão equipados com uma caixa automática de 8 velocidades e com o sistema Xdrive que reparte a potência pelas quatro rodas, dando primazia ao eixo traseiro como seria de esperar. Ah, é verdade, os consumos…! São tão ridículos que me esquecia deles, 6,3L/100km. Acho que não é preciso comentários pois não?

Os BMW M Diesel deverão chegar ao mercado português entre meados de Maio e Junho. Os preços ainda não foram divulgados para o mercado português, mas vamos deixar as más notícias para o final e sonhar que os preços começam nos 20.000€…

Especificações técnicas:

BMW X5 M50d: Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 5,4 segundos. Velocidade máxima: 250 km/h. Consumo médio: 7,5 litros/100 quilómetros. Emissões de CO2: 199 g/km. 
BMW X6 M50d: Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 5,3 segundos. Velocidade máxima: 250 km/h. Consumo médio: 7,7 litros/100 quilómetros. Emissões de CO2: 204 g/km.
BMW M550d xDrive: Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 4,7 segundos. Velocidade máxima: 250 km/h. Consumo médio: 6,3 litros/100 quilómetros. Emissões de CO2: 165 g/km. 
BMW M550d xDrive Touring: Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 4,9 segundos. Velocidade máxima: 250 km/h. Consumo médio: 6,4 litros/100 quilómetros. Emissões de CO2: 169 g/km. 


Texto: Guilherme Ferreira da Costa