Notícias 2012: Opel festeja 150 anos de vida [Vídeo]

2012: Opel festeja 150 anos de vida [Vídeo]

2012 é um ano de comemorações para a Opel, ou não fosse a marca alemã celebrar 150 anos de existência. Para marcar o momento, os responsáveis da Opel decidiram criar um vídeo que retrata, muito resumidamente, a história da marca no último século e meio.

Como poderá ver no vídeo abaixo, a Opel antes de ser um dos maiores construtores automóveis da Europa começou por produzir máquinas de costura em 1862. Quem diria… Adam Opel, ao ver o seu negócio crescer, decide apostar nas bicicletas com o lançamento, em 1886, da primeira Velociped. Foi um sucesso… A marca de Rüsselsheim quando deu por si, já estava a comercializar motociclos e a destacar-se da concorrência.

O ano de 1899 ficou marcado com o início da produção automóvel, mas só, em 1902, é que foi apresentado o primeiro modelo Opel, o Lutzmann com motor 10/12 cv. 22 anos depois, começa a era de Laubfrosch e Rakete, o primeiro inaugura a história da linha de montagem automatizada da Opel, e o segundo alcança em 1928 o recorde mundial de velocidade, com um Opel Rak propulsionado a foguete, a atingir os 238 km/h, algo impensável naquela altura.

Depois de instalada a crise financeira, de 1929, e da coligação com a General Motors, o fabricante alemão lança, em 1936, o famoso Kadett, dando origem a uma linhagem que dura até aos dias de hoje. A Opel tornava-se assim, a maior construtora automóvel da Europa, com uma produção anual superior a 120.000 unidades.

Com a Segunda Guerra Mundial, a Opel, teve de suspender toda a sua produção, e só depois de terminada a guerra é que volta ao ativo com a produção de vários modelos inovadores, como o Rekord, o Olympia Rekord, o Rekord P1 e o Kapitän. O ano, de 1971, fica também para a história, como o ano em que sai da linha de montagem o Opel número 10.000.000.

Na década de 80, a Opel, é a primeira marca alemã a introduzir o catalisador dos gases de escape, e, em 1989, já todos os seus modelos vinham equipados de série com esta tecnologia. Na segunda metade dos anos 90 surge o tão conhecido, Opel Corsa, que foi o primeiro automóvel europeu a ser equipado com um motor de três cilindros.

Nos dias de hoje, a Opel e a sua parceira britânica, Vauxhall, vendem automóveis em mais de 40 países, ostentam cerca de 40 mil funcionários e contam com várias fábricas e centros de engenharia espalhados por seis países europeus. Em 2010, comercializaram mais de 1,1 milhões de automóveis, alcançando uma quota de mercado de 6,2% na Europa.

Parabéns à Opel!


Texto: Tiago Luís

Source: AutoReno