Audi: A1 Quatrro com 256 cv para 2012

Depois de alguns rumores em que a Audi se preparava para lançar o A1 com mais de 500 cv, a marca alemã apresenta agora um A1 com metade da potência, 256 cv. Ainda assim, é um pequeno (grande) “supermini”!

Este A1 Quattro com um motor do Audi S3 – 2.0 TFSi com injecção directa de quatro cilindros – levou umas pequenas afinações que o tornaram ligeiramente menos potente, mas apesar disso é capaz de debitar 256 cv de potência às 6.000 rpm e 350 Nm de binário às 2.500 rpm.

O A1 Quattro que se especulava ter os nomes S1 ou RS1, terá uma edição limitada de apenas 333 unidades e conta, como o nome indica, com tracção às quatro rodas.

Segundo a marca alemã, as performances deste modelo compacto são algo do outro mundo, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades consegue ir dos 0-100Km/h em apenas 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 245Km/h. Para além disso, foram ainda anunciados consumos médios de 8,5L/100Km.

Mas se ainda não está satisfeito, fique a saber que o A1 Quattro está equipado com um sistema de controlo de estabilidade (ESP) reprogramado e o sistema Quattro possui um diferencial de autoblocante electronicamente controlado, são tudo razões para o deixar de água na boca.

Falando agora no visual, este A1 Quattro está para o A1 1.4 TFSI de 185 cv, como o Vin Diesel está para o Brad Pitt, se não vejamos:
– Esta edição exclusiva surge apenas em branco metalizado com acabamento em preto brilhante no tejadilho e nos pilares, assim como os detalhes na grelha e na metade inferior da porta traseira;
– Recebeu um novo pára-choques dianteiro com enormes entradas de ar nas laterais para conseguir arrefecer o potente motor.

– Na traseira, uma agressiva lista negra na tampa da mala, um spoiler de grandes dimensões, e duas ponteiras de escape enormes.
– E ainda, luzes LED traseiras, vidros traseiros fumados, novas saias laterais e umas jantes enormes de 18′.

Para o interior, o ambiente desportivo surge revestido com revestimentos em couro preto com costuras vermelhas contrastantes, volante e bancos desportivos, manete de mudanças e pedais em alumínio e um painel de instrumentos revisto.

A produção do A1 Quattro está prevista arrancar já em Janeiro, mas só será comercializado no segundo semestre de 2012.

É impossível ficar indiferente a este “supermini”.


Texto: Tiago Luís

Mais artigos em Notícias

Genesis G80
Apresentação
Entretanto nos EUA… há uma nova ameaça coreana aos premium alemães
Salão Virtual da Volkswagen
Coronavírus
Não há Salão de Genebra? Volkswagen mostra-nos o seu salão… virtual
Bugatti Veyron escape Ryft
Tuning
Novo escape em titânio faz este Bugatti Veyron “gritar”
Porsche Taycan Turbo S
Vídeo
Porsche Taycan Turbo S vs Autobahn. Um tira-teimas há muito esperado