As 10 marcas de automóveis mais fiáveis segundo a OCU

As 10 marcas de automóveis mais fiáveis segundo a OCU

Um estudo recente concluiu que a Honda, Lexus e Toyota são as marcas mais fiáveis do mercado espanhol.

Não há dúvida que a fiabilidade é um dos factores mais importantes na compra de um veículo. Por isso a Organización de Consumidores y Usuarios (OCU), associação espanhola que protege os direitos do consumidor, elaborou um estudo para determinar quais são os fabricantes em que os consumidores mais confiam. Foram inquiridos mais de 30 mil condutores espanhóis e gerados mais de 70 mil relatórios sobre pontos negativos e positivos de cada modelo.

O estudo conclui que a Honda, Lexus e Toyota são consideradas pelos utilizadores como as marcas mais fiáveis; por outro lado, a Alfa Romeo, Dodge e SsangYong são as marcas em que os condutores menos confiam. No top 10 figuram apenas 3 marcas europeias (BMW, Audi e Dacia), apesar de em alguns casos os modelos mais fiáveis do segmento pertencerem as marcas do velho continente – ver mais abaixo.

RANKING DE FIABILIDADE
Marca Índice de fiabilidade
1º Honda 93
2º Lexus 92
3º Toyota 92
4º BMW 90
5º Mazda 90
6º Mitsubishi 89
7º KIA 89
8º Subaru 89
9º Audi 89
10º Dacia 89

 

VEJAM TAMBÉM: O teu carro é seguro? Este site dá-te a resposta

Em termos concretos, dividindo os resultados por segmentos, há modelos que são uma surpresa e outros nem tanto. É o caso do Honda Jazz, que é um modelo com presença habitual nestes rankings como o veículo mais fiável (versão 1.2 litros de 2008), numa amostra de 433 modelos.

Nas berlinas, as referências são o Seat Exeo 2.0 TDI, Honda Insight 1.3 Hybrid e o Toyota Prius 1.8 Hybrid, enquanto que nos monovolumes, os escolhidos foram o Renault Scenic 1.6 dCI e o Toyota Verso 2.0 D. No segmento dos pequenos familiares o escolhido foi o Ford Focus 1.6 TdCI, ao passo que nos SUV’s, o Volvo XC60 D4 foi considerado o mais fiável.

Fonte: OCU via Automonitor

Imagem: Autoexpress

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter