345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

SYNC 4. Este sistema da Ford transforma o automóvel num assistente pessoal

O Ford Mustang Mach-E mostra-nos o futuro, cada vez mais presente, do automóvel através do sistema SYNC 4. Um dia todos os Ford vão ser assim.

SYNC 4. Este sistema da Ford transforma o automóvel num assistente pessoal

O Ford Mustang Mach-E mostra-nos o futuro, cada vez mais presente, do automóvel através do sistema SYNC 4. Um dia todos os Ford vão ser assim.

Advertisement

Em 1908, quando Henry Ford lançou o Modelo T, dando início à democratização da mobilidade, estaria longe de imaginar que o automóvel podia ser muito mais do que um objeto que nos transporta do «ponto A» para o «ponto B».

O automóvel moderno é muito mais do que isso — aliás, deve ser mais do que isso. Tem de acompanhar o nosso estilo de vida, simplificando todos os passos num mundo cada vez mais complexo.

É nesta busca pela simplificação do nosso quotidiano que surge o SYNC 4 da Ford, já disponível no novo Mustang Mach-E. Um sistema que é mais do que um sistema operativo. É um assistente pessoal que um dia será transversal a todos os modelos Ford.

Neste artigo vamos conhecer os detalhes deste sistema que promete revolucionar a forma com interagimos com o automóvel.

SYNC4. A poderosa central de comando

O generoso ecrã HD de 15.5” é a parte mais visível do sistema SYNC 4. É através desta interface que os passageiros podem visualizar e controlar o Ford Mustang Mach-E. Todos os parâmetros e funções podem ser controlados de forma intuitiva neste ecrã: climatização, opções de condução, multimédia, navegação e conectividade.

Para responder sempre de forma imediata, o hardware que está ao serviço do SYNC 4 tem o dobro da potência e da capacidade de processamento da geração anterior. E para que as funções estejam sempre atuais, o sistema SYNC 4 recebe atualizações de forma remota.

Sempre conectado. Sempre online

É com recurso à ligação à internet que o SYNC 4 consegue desenvolver as suas funções mais avançadas. Consegue, por exemplo, compreender as suas preferências ao longo do tempo, adaptando de forma automática a informação no ecrã e as melhores recomendações para a viagem.

SYNC 4

Na verdade, ao automóvel moderno já não basta ser confortável, fiável e sustentável. Exige-se que acompanhe o ritmo de uma vida sempre conectada, seja um «meio de transporte» e um «assistente». É por isso que na última década a Ford tem vindo a investir no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.

Quilómetro após quilómetro, o SYNC 4 entende cada vez melhor aquilo que pretendemos. De forma rápida e intuitiva.

Pela primeira vez, o sistema SYNC é capaz de identificar os padrões e rotinas do utilizador. Depois de identificar os hábitos do condutor, o SYNC 4 é capaz de sugerir a melhor hora para ir ao ginásio, recordar a necessidade de efetuar uma chamada telefónica ou até escolher o melhor restaurante na zona.

Todas estas informações e decisões são baseadas em inteligência artificial, através da análise continuada dos dados recolhidos durante as deslocações regulares, identificando padrões e fazendo sugestões.

Um automóvel que nos conhece

Graças ao sistema de ligação wireless dos smartphones, o SYNC 4 consegue distinguir os seus condutores. Quando abrir a porta, a posição do volante, banco e espelhos já estão adaptados às suas preferências.

Além disso, através da aplicação Fordpass Connect, pode parametrizar mais de 80 funções do veículo. Climatização, preferências do sistema áudio, luz interior, estado do veículo, nível da carga das baterias. Tudo isto pode ser definido e controlado através do smartphone.

A FORD quer o futuro cada vez mais presente

Espera-se que quase 90% dos novos carros incorporem reconhecimento de voz até 2022 — uma realidade que já é transversal a toda a gama FORD, inclusive na gama de veículos comerciais. O próximo passo é desenvolver automóveis capazes de detetar as mais pequenas alterações nas nossas expressões faciais, bem como modulações e inflexões da nossa voz, facilitando a experiência de condução.

O automóvel, aproveitando o reconhecimento por voz e a inteligência artificial poderá aprender que músicas gostamos de ouvir ou, simplesmente, em que momento preferimos desfrutar do silêncio. A iluminação interior também pode complementar o nosso estado de espírito.

A Ford e a Google celebraram uma parceria estratégica que visa acelerar o plano de transformação da Ford, bem como reinventar a experiência conectada dos seus veículos. Os primeiros veículos com inovações desta parceria surgirão em 2023.

SYNC 4 GOOGLE FORD

“Estamos no bom caminho para desenvolver o automóvel empático que nos poderá animar ou aconselhar sempre que necessário, recordar-nos de aniversários e manter-nos alerta em viagens longas”, refere Fatima Vital, Diretora Sénior de Marketing Automóvel da Nuance Communications, que ajudou a Ford a desenvolver o reconhecimento de voz do sistema SYNC.

Prevê-se que o controlo por voz alojado na nuvem possa estar disponível em 75 por cento dos novos carros até 2022, e prevê-se que os sistemas futuros evoluam para assistentes pessoais que marcam compromissos na agenda e façam pedidos de takeaway quando os condutores estão presos no trânsito.

Bem vindo ao futuro.

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel