345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

Explicador FORD. Como funciona a tecnologia mild-hybrid

A tecnologia EcoBoost Hybrid é a mais recente evolução dos motores Ford. Graças à eletrificação, estes motores mild-hybrid estão agora mais eficientes e económicos que nunca.

Explicador FORD. Como funciona a tecnologia mild-hybrid

A tecnologia EcoBoost Hybrid é a mais recente evolução dos motores Ford. Graças à eletrificação, estes motores mild-hybrid estão agora mais eficientes e económicos que nunca.

Advertisement

Poupança e performance. Dois universos que durante muito tempo foram antagónicos, mas que agora, graças à eletrificação dos motores de combustão, podem coexistir no mesmo motor.

Falamos da tecnologia mild-hybrid, que na Ford tem o nome de EcoBoost Hybrid. Uma tecnologia que está aumentar de forma significativa, não só a eficiência, mas também a performance dos motores de combustão. E neste artigo, vai ficar a conhecer todos os seus segredos.

O que é a tecnologia mild-hybrid?

Para melhor entendermos como funciona a tecnologia mild-hybrid, primeiro vamos falar dos seus principais componentes: o motor de combustão e o motor elétrico. Tal como nos veículos híbridos elétricos (HEV), também os veículos mild-hybrid (MHEV) recorrem a um motor de combustão interna e a um motor elétrico.

Compromisso FORD. Até 2050 a Ford quer atingir a neutralidade carbónica, assumindo assim o compromisso de desenvolver soluções de mobilidade cada vez mais sustentáveis.

 

A principal diferença entre estas duas soluções, é que nos veículos mild-hybrid o motor elétrico (secundário) existe apenas para auxiliar o motor de combustão (principal). Ou seja, não é possível circular em modo 100% elétrico.

Mais eficiência de forma automática

O funcionamento dos motores Ecoboost Hybrid da Ford é totalmente automático. É a unidade de controlo eletrónico do motor que faz toda a gestão do sistema mild-hybrid.

Quando é necessária mais potência, regenerar a energia na travagem, ou até mesmo desligar o motor de combustão. Tudo isto acontece sem a nossa intervenção.

A baixas velocidades, ou até mesmo quando o veículo está imobilizado, o motor de combustão interna pode desligar e o gerador de arranque (que também funciona como motor elétrico) liga-o novamente, quando necessário.

Veja aqui como tudo funciona:

Há veículos convencionais que já fazem isto, mas a grande vantagem do sistema mild-hybrid é que, graças ao circuito elétrico paralelo de 48 volts do sistema mild-hybrid, mesmo quando o motor de combustão interna está desligado, o ar-condicionado, a direção assistida, os outros sistemas de segurança e o conforto continuam 100% operacionais.

Todos estes componentes são alimentados pela bateria de iões de lítio de 48 volts do motor EcoBoost Hybrid da Ford. Esta bateria é carregada automaticamente através da travagem regenerativa, nas descidas (coasting) ou quando o veículo estiver em ponto-morto. Assim, não é necessário ligar a bateria a uma fonte de alimentação (tomada doméstica).

EcoBoost Hybrid. Mais potência e menores consumos

O bloco 1.0 litros de 155 CV EcoBoost Hybrid é um dos melhores exemplos das vantagens da tecnologia mild-hybrid. Disponível em toda a gama Ford, com 125 e 155 cv de potência, este motor disponibiliza mais do dobro da densidade de potência do motor de 2.0 litros que equipava a gama Ford Focus há 10 anos. Mais potência e simultaneamente mais 45% de eficiência em termos de consumo (NEDC).

Como funciona o sistema EcoBoost Hybrid

Agora que já conhecemos as principais vantagens da tecnologia mild-hybrid, podemos entrar nos «segredos» dos motores EcoBoost Hybrid da Ford.

Esta nova família de motores, está dotada de um alternador com um sistema de arranque/gerador por correia integrada (BISG), que permite recuperar a energia que habitualmente se perde nas travagens e em descidas inclinadas (coasting) para carregar o pack de baterias de iões de lítio de 48 volts.

As nossas mecânicas eletrificadas foram desenvolvidas, não apenas para gerar poupanças em termos de combustível, mas também para aumentar o prazer de condução dos nossos veículos.

Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa

O BISG também atua como motor, utilizando a energia armazenada para gerar binário adicional durante a condução e aceleração, bem como alimentar os sistemas auxiliares elétricos do modelo. Como vimos anteriormente, o sistema mild-hybrid determina automaticamente carregar a bateria, ou quando utilizar a carga armazenada, com base em uma de duas estratégias:

  • Substituição de binário. Que despoleta a funcionalidade do motor elétrico do BISG para disponibilizar um máximo de 24 Nm de binário, reduzindo a exigência imposta ao bloco a gasolina e contribuindo para reduzir emissões de CO2 a partir de 93 g/km NEDC (115 g/km WLTP) e dos consumos médios a partir de 4,1 l/100 km NEDC (a partir de 5,1 l/100 km WLTP);
  • Suplemento de binário. Despoletando a função BISG do motor elétrico para aumentar o pico de binário disponível do motor principal em carga total, disponibilizando até mais 50% de binário a baixa rotação e otimizando a performance.

O BISG também permitiu aos engenheiros da Ford baixar a taxa de compressão do bloco 1.0 EcoBoost e dotá-lo de um turbocompressor de maiores dimensões, através da mitigação do denominado turbo-lag (atraso da resposta do turbo), recorrendo ao suplemento de binário que também eleva as rotações do motor, de modo a manter o boost de resposta do turbocompressor.

mild-hybrid ecoboost
A nova mecânica EcoBoost Hybrid da Ford é na verdade a  «evolução natural» do premiado motor 1.0 EcoBoost.

Este BISG de maior potência permite ainda que a tecnologia Auto Start-Stop do motor EcoBoost Hybrid opere numa faixa mais ampla de cenários, gerando melhores consumos. Capaz de recolocar o motor em funcionamento em 350 milissegundos, a função Stop-in-Gear (Paragem Com Mudança Engrenada) pode desligar o motor em declives até uma total imobilização, mesmo quando o veículo está em marcha com o pedal de embraiagem pressionado, podendo ser ajustada para ativação a partir dos 15 km/h, 20 km/h ou 25 km/h.

Adicionalmente, as mecânicas Ford EcoBoost Hybrid integram a tecnologia de desativação de cilindro, em apoio aos motores 1.0 EcoBoost e 1.5 EcoBoost.

A desativação de cilindro permite melhorar, ainda mais, os consumos, permitindo desligar automaticamente um dos cilindros quando a capacidade total do motor não é necessária. Em descidas ou em velocidades de cruzeiro, ou ainda em situações mais brandas em termos de exigências mecânicas. O sistema pode desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos, sem prejuízo da performance ou da suavidade do motor.

Os clientes podem também optar por continuar a escolher os modelos Focus com motores diesel 1.5 EcoBlue e 2.0 EcoBlue, associando-lhes as transmissões disponíveis, automática de oito velocidades ou manual de seis relações.

Os novos motores EcoBoost Hybrid estão disponíveis em toda a gama:

mild-hybrid ford
A Ford está empenhada em propor versões eletrificadas em todos os modelos de passageiros que lançar na Europa, tendo como objetivo ter mais 18 propostas eletrificadas à venda até ao final de 2021, abrangendo soluções mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid e elétricas a bateria.

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel